Dados do Trabalho
Título
O SOLO COMO UM RESERVATORIO DE FUNGOS DE IMPORTANCIA BIOTECNOLOGICA: UMA REVISAO SISTEMATICA DA LITERATURA
Fundamentação/Introdução
Introdução: Os fungos são considerados microrganismos de grande importância ecológica e econômica por conta do seu potencial decompositor de matéria e produção de enzimas extracelulares, os quais podem ser utilizados em diversas áreas como alimentar, ambiental e médica. Portanto, devido ao fato de serem importantes para as interações ambientais e aplicações biotecnológicas, e possuírem ampla distribuição no ambiente, o levantamento taxonômico da população fúngica no solo, bem como a análise das características envolvidas no seu desenvolvimento, tornam-se fundamentais para o descobrimento de processos metabólicos utilizados por estes organismos
Objetivos
Objetivo: identificar, por meio de pesquisas já publicadas, a diversidade de fungos presentes em diferentes tipos de solo, avaliando a influência das características do solo sobre as comunidades fúngicas.
Delineamento e Métodos
Métodos: Realizou-se uma revisão sistemática da literatura de natureza descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa, baseando-se na pesquisa com a combinação dos descritores: “fungos filamentosos” AND “solo” AND “biota” com os seus equivalentes em inglês e espanhol, nas bases de dados indexadas Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Foram utilizados critérios de inclusão e exclusão durante a seleção dos artigos.
Resultados
Resultados: A busca nas bases de dados selecionou, no total, 284 artigos que contemplavam os descritores utilizados na pesquisa. Desses, após aplicados os critérios de inclusão e de exclusão, 10 foram selecionados e incluídos na revisão. Os solos analisados variaram de amostras urbanas a solos de áreas nativas, argilosos, arenosos ou orgânicos. Quantos os microrganismos, os gêneros citados com mais frequência nos estudos foram Penicillium spp., seguido de Fusarium spp., Aspergillus spp., Trichoderma spp., e Verticillium spp. Aspectos generalistas referentes à umidade, à temperatura, à posição e à composição orgânica do solo mostraram influenciar no desenvolvimento dos fungos, nos quais solos mais úmidos, superficiais e como maior oferta de material orgânico favorecem a presença e o crescimento destes indivíduos.
Conclusões/Considerações Finais
Conclusão: Os solos apresentaram grande diversidade de espécies fúngicas, das quais, a maioria já é ou pode ser utilizada para fins biotecnológicos, sendo fontes de diversas enzimas e produtores de compostos importantes, como compostos orgânicos, antibióticos e micotoxinas.
Referências
CAVALCANTI, M. A. Q.; et al.; Fungos filamentosos isolados do solo em municípios na região Xingó, Brasil. Acta bot. bras. v. 20, n. 4, p. 831-837, 2006.
CARDOSO, E. J. B. N.; ANDREOTE, F. D. Microbiologia do solo. 2 ed. Piracicaba: FEALQ, 2016. 221f.
MOREIRA, F. M. S.; SIQUEIRA, J. O. Microbiologia e Biotecnologia do Solo. Editora UFLA, [s. l.], v. ed. 2, p. 729, 2006.
HU, L.; CAO, L.; ZHANG, R. Bacterial and fungal taxon changes in soil microbial community composition induced by short-term biochar amendment in red oxidized loam soil. World Journal of Microbiology and Biotechnology, [s. l.], v. 30, n. 3, p. 1085–1092, 2014.
Palavras-chave
Palavras chaves: fungos, solo e biotecnologia.
Área
Tema livre
Instituições
Faculdade Unyleya - São Paulo - Brasil
Autores
Fabíola Dresch, Daiane Flores Dalla Lana, Monica Jachetti Maciel