Dados do Trabalho
Título
NIVEIS DE DISLIPIDEMIA EM UMA POPULAÇAO DE ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO SUPERIOR
Fundamentação/Introdução
Nos últimos anos tem se observado um grande aumento no número de pacientes que desenvolvem doenças cardiovasculares (DCV), sendo essas a principal causa de morte em adultos no Brasil. A dislipidemia é apontada como um dos fatores mais relevantes para o desenvolvimento de DCV na vida adulta. A dislipidemia é caracterizada por apresentar valores alterados dos níveis séricos do perfil lipídico, onde o colesterol total estará aumentado, assim como colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL), e triglicerídeos, já o valor do colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL) estará diminuído.
Objetivos
O presente trabalho buscou avaliar a contagem da série vermelha de pacientes estudantes de uma instituição de ensino superior que estão dentro de espectro de indivíduos predisponentes a dislipidemia. Em segundo plano com os mesmos pacientes o estudo foi voltado para a avaliação hematológica dos mesmos através de duas metodologias, um esfregaço sem EDTA e outro com EDTA para analisar se na leitura das lâminas pode-se observar diferença entre as metodologias.
Delineamento e Métodos
Foi realizado um estudo transversal, onde foram selecionados através de questionários para os estudantes de ensino superior. Os selecionados que aceitaram participar da pesquisa assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido. Os critérios de inclusão foram indivíduos de 19 a 50 anos de idade, de ambos os sexos. As coletas sanguíneas foram realizadas no laboratório escola de biomedicina da instituição assim como as análises hematológicas e bioquímicas.
Resultados
Participaram do estudo 57 indivíduos sendo 45 mulheres e 12 homens com idade média entre 22,5 anos. Apresentaram pressão arterial dentro de 110/80mmhg cerca de 30% dos indivíduos, e cerca de 30% apresentou pressão arterial acima de 130/80mmhg, os que apresentaram pressão arterial dentro de 120/80mmhg foram 45%. Os valores hematológicos se mostraram alterados em sete pacientes sendo que as maiores alterações da série branca foram em linfócitos, neutrófilos e eosinófilos, já a série vermelha apresentou maior alteração no hematócrito, hemoglobina e CHCM e também plaquetas se mostraram em níveis alterados. Os demais resultados ainda estão em análises estatísticas.
Conclusões/Considerações Finais
O presente ainda está sob análise estatística para se estabelecer a relação entre esfregaço com EDTA e sem EDTA.
Palavras-chave
DISLIPIDEMIA, ATEROSCLEROSE,
Área
Tema livre
Instituições
FASURGS - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
CASSIANE DE PAULA RICHTER, DAIANA MAGRO DA SILVA, PATRICIA DIAS DE ARAUJO, ELISA SISTI