Dados do Trabalho
Título
AÇAO EDUCATIVA DE UM PROJETO DE EXTENSAO SOBRE A IMPORTANCIA DA HIGIENE PESSOAL DAS CRIANÇAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO VALE DO TAQUARI/RS
Fundamentação/Introdução
Os hábitos de higiene são muito importantes para a manutenção da vida dos seres humanos e, é na infância, que acontece a formação e construção da conduta das crianças. A falta de hábitos de higiene, por parte de algumas crianças, prejudica a sua convivência com os outros colegas e, consequentemente, o seu desenvolvimento na escola. Além disso, esse fator está entre uma das causas de desenvolvimento de parasitoses intestinais em crianças. Um fator importante para que esses simples hábitos evitem o aparecimento de doenças, é a promoção de ações de saúde nas escolas. Portanto, hábitos adequados de higiene pessoal, além de evitarem doenças, proporcionam às crianças uma melhor convivência com os colegas.
Objetivos
Proporcionar às crianças, a partir das ações de um projeto de extensão, o entendimento sobre a importância de manter uma higiene adequada, evitando assim, o surgimento de doenças.
Delineamento e Métodos
Trata-se de uma pesquisa qualitativa e observacional/experimental. A equipe de estudantes que participou do projeto intitulado ”Ações interdisciplinares para o cuidado, prevenção e promoção à saúde da criança” elaborou as ações e aplicou as mesmas com a turma. Foram realizadas duas ações com as crianças do segundo ano do ensino fundamental de uma escola do Vale do Taquari - RS. Em um primeiro momento, proporcionou-se as crianças a possibilidade de interagir em um jogo no qual os mesmos deveriam ligar uma imagem causada por um mau hábito de higiene pessoal com alguma atitude que evitasse isso. Na segunda atividade, imagens ligadas a higiene pessoal e outras aleatórias foram dispostas em uma caixa e, os alunos deveriam selecionar somente as de higiene. Ao fim das atividades, as crianças receberam escovas dentais.
Resultados
Foi observado que a partir do desenvolvimento das ações foi possível interagir de uma forma lúdica com as crianças, promovendo o seu entendimento sobre a importância de manter hábitos de higiene pessoal. Além disso, as ações despertaram a curiosidade das crianças a respeito de doenças provocadas pela higiene inadequada.
Conclusões/Considerações Finais
As atividades foram de grande valia para o entendimento sobre o assunto por parte das crianças, mostrando, assim, a importância da manutenção desse tipo de iniciativa também pelas escolas. Além disso, conclui-se que o desenvolvimento de atividades recreativas possibilita uma melhor compreensão de quaisquer assuntos pelo público infantil.
Referências
BARBOSA, L. de A. et al. A educação em saúde como instrumento na prevenção de parasitoses. RBPS, Fortaleza, v. 22, n. 4, p. 272-278, out./dez. 2009.
MORAES, Helena Quintela Souza de. Parasitoses intestinais em crianças – um projeto de intervenção para o Bairro do Cruzeiro no município de São Sebastião – Alagoas. Universidade Federal de Minas Gerais, Maceió, AL, 2016.
SILVA, Luana Beatriz Matta e. Uma abordagem sobre as principais parasitoses intestinais mais prevalentes na infância e suas causas. Centro Universitário São Lucas, Porto Velho, RO, 2017.
Palavras-chave
Saúde; Limpeza; Higienização.
Área
Tema livre
Instituições
UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI- UNIVATES - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
DAIANE ANDREIA POSSELT MATTEI, LARISSA DE OLIVEIRA GASPAR, ANA MICAELA CAMINI, LUISA CAPRA, FERNANDA ROCHA DA TRINDADE