I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO COMBINADA DO EXTRATO ETANOLICO DE PROPOLIS E O ANTIFUNGICO NISTATINA SOBRE ESPECIES DO GENERO CANDIDA

Fundamentação/Introdução

Espécies do gênero Candida constituem um conjunto de fungos patogênicos, que podem levar a complicações quando o hospedeiro se encontra com a imunidade comprometida. A nistatina é um fármaco convencional de uso tópico para tratamento de candidíase, entretanto, sua potência é diretamente proporcional aos efeitos colaterais gerados, sobretudo em casos de infecções associadas a presença de biofilme, nas quais obrigatoriamente devem ser utilizadas altas concentrações do composto. Dessa forma, torna-se indispensável mais estudos que envolvam maneiras de reduzir a toxicidade sem afetar o potencial antifúngico do medicamento. Uma possível alternativa a ser considerada é o sinergismo envolvendo substâncias convencionais e compostos naturais como a própolis, a intenção é permitir a redução das doses necessárias para produzir o efeito desejado e, consequentemente, minimizar os efeitos adversos.

Objetivos

Avaliar um possível efeito sinérgico entre um fármaco comercial (nistatina) e um produto natural (própolis) sobre C. albicans e C. glabrata na forma planctônica.

Delineamento e Métodos

Estudo experimental, na qual o ensaio de microdiluição de checkerboard foi utilizado para avaliar o sinergismo da própolis, ao ser combinado com o fármaco comercial nistatina. O índice de concentração inibitória fracionada (FICI) foi definido como a somatória da concentração inibitória mínima (CIM) de cada droga quando usado em combinação, dividido pela CIM do medicamento usado sozinho. Ao se administrar duas substâncias diferentes de forma simultânea obtendo como resultado maior poder de ação, temos o sinergismo (FICI ≤ 0,5). Quando, nestas condições, uma substância se mostra mais eficaz do que a outra, teremos o antagonismo (FICI ≥ 4). Já no caso em que a associação de dois medicamentos não resulta em maior intensidade de ação, é chamado de indiferença farmacológica (FICI 0,5 < 4).

Resultados

A ação conjunta da própolis e nistatina se mostrou indiferente conforme o FICI em relação a C. albicans (FICI=1,25) e C. glabrata (FICI=2), indicando que um composto não interfere na ação do outro, não o potencializa, mas também não o reduz.

Conclusões/Considerações Finais

Apesar da própolis e da nistatina possuírem propriedades antifúngicas, a potencialização deste efeito não foi evidenciada, ou seja, não houve sinergismo frente as espécies de Candida avaliadas.

Referências

MONTEIRO, D.R. et al. Silver colloidal nanoparticles: antifungal effect against adhered cells and biofilms of Candida albicans and Candida glabrata, Biofouling: The Journal of Bioadhesion and Biofilm Research. 2011.

DAVID J. NEWMAN AND GORDON M. CRAGG .Natural Products as Sources of New Drugs from 1981 to 2014. Journal of Natural Products 2016.

ORYAN, A., ALEMZADEH, E., E MOSHIRI, A. Potential role of propolis in wound healing: Biological properties and therapeutic activities. Biomed. Pharmacother. 2018.

12. GUINEA, J. Global trends in the distribution of Candida species causing candidemia. Clinical Microbiology and Infection. 2014.

Palavras-chave

Candida, sinergismo, própolis, antifúngico comercial.

Área

Tema livre

Autores

JAKELINE LUIZ CORREA, ISABELA ESTEVES BARROS, FLAVIA FRANCO VEIGA, TEREZINHA Estivalet Svidzinski, MELYSSA NORMAN NEGRI