Dados do Trabalho
Título
BAIXO INDICE DE DESCARTE DE BOLSAS DE PLASMA POR LIPEMIA NO HEMOCENTRO REGIONAL DE PASSO FUNDO – HEMOPASSO
Fundamentação/Introdução
Lipemia é o termo utilizado para descrever o soro ou plasma produzido por excesso de lipídios presentes no sangue. A dispersão de lipídios na amostra é formada principalmente por colesterol e/ou triglicerídeos, cuja concentração torna a amostra proporcionalmente turva.
Objetivos
Avaliar o baixo impacto do descarte de bolsas de plasma por lipemia no Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso).
Delineamento e Métodos
Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa para identificação de descartes de bolsas de plasma por lipemia no Hemopasso. Foram incluídas na pesquisa todas as bolsas doadas de janeiro de 2016 a dezembro de 2018, um total de 35.281 bolsas de plasma produzidas e 30.966 bolsas descartadas pelos principais motivos atribuídos à Instituição.
Resultados
Das 30.966 bolsas de plasma descartadas, as perdas médias com maior índice foram no item Plasma Sem Necessidade de Estoque, 27.545 (88,9%) unidades descartadas, seguido pelo Volume Insuficiente,1.461 ( 4,71%) unidades, 512 (1,65%) unidades foram descartadas por serem utilizadas para o Controle de Qualidade interno, 449 (1,44%) bolsas de Doador do Sexo Feminino, as quais poderiam complicar a transfusão de hemocomponentes por causarem TRALI (Lesão pulmonar aguda associada à transfusão) e Bolsas de Plasma com Lipemia, 283 (0,91%) unidades.
Conclusões/Considerações Finais
O índice de descarte por lipemia fica em 5ª colocação na escala dos principais motivos de descarte.
Palavras-chave
Bolsa de plasma; lipemia; qualidade; Hemocentro.
Área
Tema livre
Instituições
FASURGS - Faculdade Especializada na Área de Saúde do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
Elise Benvegnú, Claudete Mistura Doro, Dyenifer Portela de Lima, Liesca Rodrigues