Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DO PERFIL PROTEICO DO PANCREAS DE CAYMAN YACARE VISANDO BIOPROSPECÇAO DE FOSFOLIPASE
Fundamentação/Introdução
Popularmente conhecido como jacaré-do-pantanal ou jacaré-do-paraguai, o Caiman yacare é um animal que habita a parte do Centro-Oeste do Brasil, principalmente no Pantanal e Rios do Paraguai. Este animal é dotado de um aparelho digestivo muito potente com milhões de anos de evolução, sendo capaz de degradar diversos compostos. Considerando a relevância do aparelho digestivo como sede dos principais eventos relacionados à aquisição de nutrientes para o metabolismo corpóreo, nele são encontradas enzimas que possuem forte atividade na degradação ou quebra de diversos tipos de macromoléculas tais como proteínas, carboidratos e, principalmente, lipídios. Uma enzima com grande capacidade de degradar lipídeos são as fosfolipase, uma enzima que atua hidrolisando as ligações éster presentes em fosfolipídios. O pâncreas é um órgão do trato gastrointestinal de extrema importância onde são produzidas as mais variadas enzimas com atividade de degradação que serão utilizadas durantes o processo digestivo do alimento.
Objetivos
Avaliar o perfil proteico por meio de eletroforese desnaturante do pâncreas de Cayman yacare, por se tratar de uma alternativa de obtenção de enzimas com aplicabilidade no setor industrial e/ ou farmacológico.
Delineamento e Métodos
Os pâncreas de jacaré-do-pantanal foram doados pela Caimasul, empresa que comercializa este animal para abate, em uma parceria universidade-empresa (INOVATEC/ CNpQ). O extrato bruto do pâncreas foi submetido ao método de extração e qunatificação por Brafodrd. Após esta etapa a avaliação do perfil proteico por SDS-PAGE.
Resultados
O extrato bruto aplicado resultou em bandas características de acordo com marcador molecular na faixa de (25 a 35 kDa) e uma banda proteica de 15 kDa semelhante a massa molecular observada para fosfolipases encontradas em serpentes.
Conclusões/Considerações Finais
Diante do resultado obtido, sugere a presença da enzima fosfolipase no conteúdo pancreático do jacaré-do-pantanal abrindo novos horizontes para caracterização bioquímica e biofísica desta molécula.
Referências
JAQUES, A. et al. Avaliação macroscópica e microscópica de vísceras de jacaré-açú (melanosuchus niger spix, 1825) abatidos na reserva de desenvolvimento sustentável mamirauá e destinados ao consumo humano. Niterói, Rio de Janeiro, 2011.
RAMOS, Kátia de Matos et al. O jacaré-do-pantanal (Caiman crocodilus yacare) da natureza a criação em cativeiro, objeto de estudo em escolas. Gestão Universitária. v.7 , p. 7-8, 2017.
SILVA, M. P.; RODRIGUES, C. A. T.; SANTOS, F. R. Anatomia do estômago do Caiman crocodilus yacare (CROCODILIA: REPTILIA). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 12., 1985, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, p. 236-237, 1985.
Palavras-chave
Cayman yacare, fosfolipase, pâncreas.
Área
Tema livre
Instituições
Universidade Católica Dom Bosco - Mato Grosso do Sul - Brasil
Autores
Thiago Antonio Almeida Rodrigues, Breno Emanuel Farias Frihling, Bruna Kuhn de Freitas Silva, Ludovico Migliolo