I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

IMPORTANCIA DA TRANSFUSAO DE SANGUE EM PREMATUROS: ESTUDO DE CASO

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: A anemia é um fator preocupante nos recém-nascidos com menor idade gestacional e baixo peso nascer, o que aumenta a necessidade de transfusão de concentrado de hemácias.

Objetivos

OBJETIVO: O objetivo desse estudo foi descrever a necessidade da transfusão e a importância da qualidade do sangue a ser transfundido no prematuro.

Descrição do Caso

MÉTODOS: Foi realizado um estudo de caso clínico de um prematuro nascido em um hospital privado no Recife, no ano de 2016, com 26 semanas de idade gestacional, por consequência de bolsa rota. Os dados foram coletados pelo próprio pesquisador mediante um formulário, com foco nas solicitações de transfusão e exames que justificassem tal conduta. Posteriormente os dados foram organizados em planilhas utilizando o programa Excel®. RESULTADOS: Recém-nascido, do sexo masculino, idade gestacional de 26 semanas, pesava 784g, considerado prematuro extremo, deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) após o nascimento sendo imediatamente entubado. Permaneceu na UTIN por 110 dias, com as principais intercorrências: sepse bacteriana e fúngica, broncodisplasia, imaturidade renal e anemia. A sepse diagnosticada imediatamente após ao nascimento levou a uma enterocolite necrotizante, com necessidade de ileostomia. Mesmo com todos os procedimentos especiais direcionados ao prematuro, as transfusões, por se tratarem de um procedimento de inserção de antígenos na circulação do receptor, podem causar reações inflamatórias e imunológicas. Muitos são os riscos relacionados à transfusão, sendo os hemocomponentes celulares concentrados de hemácias e plaquetas, os que mais apresentam reações transfusionais.

Conclusões/Considerações Finais

CONCLUSÃO: As associações encontradas indicam que anemia do prematuro extremo e sua combinação com comorbidades, principalmente a sepse, são as principais indicações da hemotransfusão. A importância da qualidade do sangue a ser transfundido é essencial para redução de riscos, portanto, é recomendado que os profissionais de saúde estejam atentos aos procedimentos especiais hemoterápicos indicados aos prematuros, especialmente os de baixo peso.

Palavras Chave

Prematuro. Hematopoese. Transfusão.

Área

Tema livre

Instituições

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU - Pernambuco - Brasil

Autores

SEBASTIÃO BRUNO TAVEIRA SILVA, KARLA MELO FERREIRA DA SILVA