I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

BIOPROSPECÇAO: POTENCIAL TERAPEUTICO DE EXTRATOS E OLEOS DE PLANTAS CONTRA AGENTES, VETORES E HOSPEDEIROS INTERMEDIARIOS DE DOENÇAS INFECCIOSAS HUMANAS

Fundamentação/Introdução

Conceitua-se bioprospecção a busca sistemática de organismos, genes, enzimas, compostos, processos e partes provenientes de seres vivos em geral, que possam ter potencial econômico e terapêutico, levando ao desenvolvimento de novos fármacos. Sabe-se que a bioprospecção é uma área promissora, uma vez que cerca de 50% dos fármacos atuais foram desenvolvidos com base em moléculas biológicas, como extratos de plantas.

Objetivos

Delinear a utilização de extratos e óleos de plantas com potenciais efeitos terapêuticos contra agentes, vetores e hospedeiros intermediários responsáveis pela manutenção de doenças infecciosas humanas.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo de revisão sistemática. Utilizou-se do Google Acadêmico e SciELO. Os descritores utilizados foram: bioprospecção, extratos de plantas. Limitou-se a busca desde 2010. Foram incluídos cinco trabalhos científicos, nos idiomas português e inglês, que tratavam do potencial terapêutico de compostos de extratos de plantas contra agentes de infecções humanas. Foram excluídos da seleção os trabalhos mais antigos com resultados semelhantes.

Resultados

Em 2011, o extrato de própolis foi descrito com potencial efeito contra amastigotas e promastigotas de Leishmania spp., além de potencializar a atividade fagocítica dos macrófagos, estimular produção de anticorpos e diminuir a dimensão das lesões. Em 2012, o óleo essencial da canela foi elucidado com atividade moluscicida de 100% em concentração de 18,62 mg/L por 92 horas, frente a caramujos Biomphalaria glabrata, hospedeiro intermediário do Schistosoma mansoni. Em 2015, o extrato da casca do barbatimão foi caracterizado com atividade bactericida contra Staphylococcus aureus a partir de concentrações inferiores a 12,5 mg/mL. Em 2017, o óleo da semente da moringa foi utilizado em concentração de 5 g/mL com até 96% de eficiência larvicida contra o Aedes aegypti. Em 2019, o extrato de Artemisia argyi foi implementado por 8 horas contra trofozoítos e 72 horas contra cistos de Acanthamoeba castellanii demonstrando atividade amebicida em concentrações de 37,4 mg/mL e 74,8 mg/mL, respectivamente.

Conclusões/Considerações Finais

A utilização de compostos encontrados em plantas é uma alternativa viável para a produção de novos fármacos contra doenças infecciosas humanas. Em laboratório, pode ser possível a manipulação destes compostos para alcançar a dose/concentração adequada para a terapia.

Referências

PALMA, Carol Manzoli; PALMA, Mario Sergio. Bioprospecção no Brasil: análise crítica de alguns conceitos. Ciência e Cultura, [s.l.], v. 64, n. 3, p.22-26, 2012.

SACCARO JUNIOR, Nilo Luiz. Como impulsionar a bioprospecção no Brasil: bases para uma moderna regulação do acesso a recursos genéticos e ao conhecimento tradicional associado. Brasília: IPEA, 2013.

SACCARO JUNIOR, Nilo Luiz. Desafios da bioprospecção no Brasil. Brasília: IPEA, 2011.

ODA, Julie Massayo Maeda, et al. Ação do extrato de própolis nas Leishmaniose. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, [s.l.], v. 32, n. 1, p.111-121, 30 jul. 2011.

REIS, Jonas Batista. Analytical study, evaluation of toxicity and activity molluscicidal of the essential oil Cinnamomum zeylanicum blume front the snail Biomphalaria glabrata. 2012. 86 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.

HASENACK, Beatriz Schlatter, et al. Atividade antibacteriana do extrato Barbatimão sobre cepas de Staphylococcus Aureus isoladas de secreções de feridas crônicas de pacientes ambulatoriais. Journal of Health Sciences, p.13-18, 2015.

SILVA, Edivane Araújo da. Avaliação da atividade larvicida do extrato da semente da moringa oleifera no controle populacional do Aedes aegypti. 2017. 10 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado) IFPB, Picuí, 2017.

KOLÖREN, Onur, et al. Amoebicidal and Amoebistatic Effects of Artemisia argyi Methanolic Extracts on Acanthamoeba castellanii Trophozoites and Cysts. Acta parasitologica, [s.l.], p.1-8, 2019.

Palavras-chave

Bioprospecção, extratos de plantas

Área

Tema livre

Instituições

Universidade Federal de Goiás - Goiás - Brasil

Autores

Webster Leonardo Guimarães Costa, Rafael Menezes Costa