Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE DA ÁGUA DE BEBEDOUROS DE UNIVERSIDADES SITUADAS NA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO
Fundamentação/Introdução
A água é essencial para a existência humana, É responsável pelo equilíbrio vital e pela manutenção da higiene, e para que possamos ter uma boa qualidade de vida é necessário que a água esteja acessível a todos os seres humanos e dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pelos órgãos de controle. Para que isso aconteça, a água precisa passar pelas estações de tratamento, onde só ao final do processo ela se torna apropriada para o consumo humano. A água contaminada é um considerável condutor de inúmeras doenças ocasionadas por microrganismos patogênicos de origem entérica tornando-se assim uma preocupação para a saúde pública.
Objetivos
Visando esta preocupação com a qualidade da água ofertada a população, o presente estudo teve por objetivo avaliar a qualidade da água dos bebedouros de universidades da Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Delineamento e Métodos
Foi determinado a acidez e a alcalinidade (pH) dessas amostras, avaliada a presença e/ou ausência de bactérias do grupo coliformes através da utilização do teste rápido COLITeste, e analisada a presença de protozoários patogênicos para o homem através dos métodos de Lutz e Faust.
Resultados
Foram coletadas 22 amostras de três universidades. Os valores do pH variaram entre 5.02 e 6.35, em 40.9% (9/22) das amostras os valores estavam abaixo de 6.0. Na identificação de bactérias do grupo coliformes, 9.09% (2/22) das amostras foram positivas para coliformes totais e nenhuma amostra indicou a presença de E.coli. Já nas análises para identificação de protozoários, todas as amostras foram negativas para a presença de protozoários patogênicos ao homem, mas foram observados alguns parasitas de vida livre e a presença de diferentes detritos.
Conclusões/Considerações Finais
Estes resultados indicam que as águas dos bebedouros das universidades analisadas não estão dentro dos padrões de qualidade de água potável aceitável para a população. Entretanto, no que se diz respeito aos valores do pH, mesmo estando abaixo do limite estabelecido, somente esse fato não é suficiente para que seja considerado um risco para a saúde, pois estas amostras não apresentaram nenhum tipo de contaminante. Devido à importância da água para a população, sugerimos novas pesquisas e novos métodos de análises para o melhor entendimento sobre a qualidade das águas ofertadas em bebedouros em instituições de ensino.
Palavras-chave
Água; Potabilidade; Coliformes; Protozoários; Ph.
Área
Tema livre
Instituições
Universidade Castelo Branco - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Amarílis da Costa Paiva, Rafaela de Oliveira Bilhão, Ana Cristina da Silva Rivas, Camila de Souza Lemos, Patricia de Oliveira Camera