I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO IN VIVO DA TOXICIDADE AGUDA DE UM COMPOSTO COM POTENCIAL ANTIPSICÓTICO, PT-31

Fundamentação/Introdução

Introdução: A esquizofrenia, uma doença psiquiátrica crônica, atinge cerca de 1% da população mundial. No mercado, existem fármacos típicos e atípicos que são utilizados para seu tratamento, entretanto estes podem causar efeitos adversos tóxicos e graves. O derivado imidazolidinônico, PT-31, vem demonstrando promissores resultados na avaliação pré-clínica, tendo sido eficaz em modelos animais preditivos de sintomas positivos, cognitivos e atencionais, sem causar efeitos extrapiramidais ou sedação. Além disso, mostrou-se neuroprotetor em modelo de excitotoxicidade em cultura primária de neurônios de camundongos. Já para a toxicidade in vitro, não houve dano lisossomal ou mitocondrial em células NIH-3T3.

Objetivos

Objetivos: Avaliar a toxicidade aguda deste composto, PT-31, observando sinais de toxicidade, alterações no peso e no consumo de ração.

Delineamento e Métodos

Métodos: Os camundongos foram tratados por via oral com 2000 mg/kg e 300 mg/kg, conforme preconizado pelo protocolo 423 da OECD. Após o tratamento agudo, os animais foram observados nas primeiras 24h com ênfase nos sinais de toxicidade, como piloereção, hipotermia, paralisia do trem posterior e sedação intensa e, após, o peso e o consumo de ração foram acompanhados diariamente por 14 dias.

Resultados

Resultados e Discussão: Os animais tratados com 2000 mg/kg demonstraram sedação intensa e perda de peso, em função da diminuição da ingesta de ração, retomando o peso após 14 dias de acompanhamento. Na menor dose sugerida pela OECD, 300 mg/kg, os animais não apresentaram nenhum sinal de toxicidade, bem como alterações no peso e consumo alimentar.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões: PT-31 demonstrou-se seguro, classificando-se na categoria 4, com dose letal entre 300 e 2000 mg/kg.

Referências

Palavras-chave

Palavras-chave: PT-31. Toxicidade aguda. OECD 423. Antipsicóticos.

Área

Tema livre

Autores

Thalia Emmanoella Sebulsqui Saraiva, Rafael Bettoni, Gabriel da Costa Berna, Cassiana Bigolin, Nathália Pulz Maus, Ivan da Rocha Pitta, Andresa Heemann Betti