Dados do Trabalho
Título
CÂNCER DE LARINGE CORRELACIONADO AO PAPILOMA VÍRUS HUMANO
Fundamentação/Introdução
O câncer de laringe representa 25% dos tumores de cabeça e pescoço e cerca de 2% de todos os cânceres no Brasil. Atualmente, vem ganhando protagonismo a infecção por Papiloma Vírus Humano (HPV) na região da laringe.
Objetivos
Foi descrito neste estudo a fisiopatogênia do Câncer de laringe, os principais fatores de risco e a sua relação com o HPV abordando os principais tratamentos e diagnóstico de acordo com a literatura.
Delineamento e Métodos
Foi realizada uma revisão bibliográfica descritiva, utilizando artigos na língua inglesa e portuguesa.
Resultados
A última estimativa segundo o INCA é de 7.670 de novos casos de câncer de laringe, sendo que 6.390 afetados seriam homens e 1.280 em mulheres no Brasil. O álcool e o tabaco são considerados uns dos principais fatores de risco do câncer de laringe, pelas substancias mutagênicas, antigênicas, citotóxicas, e carcinogênicas. No entanto este tipo de câncer pode estar associado ao HPV, normalmente procedido pela Papilomatose Laríngea (PL) provocada pelo vírus. Nos adultos a idade de diagnostico varia entre 21 e 77 anos com uma vida média de 54 anos por contaminação sexual. Na infância a transmissão ocorre no momento do parto. Os sintomas da PL são idênticos a qualquer outro tipo de câncer de laringe a rouquidão, disfagia, dor ao deglutir e dispneia. O tratamento é paliativo e realizado através por meio de microcirurgia laríngea utilizando micro pinças a frio, e laser a co2°, e mais recentemente microdebridor. Na PL é mais frequente casos originados pelos HPV dos subtipos 6 e 11 de baixo risco, mas, além destes, os subtipos 16 e 18 também são encontrados. A detecção do vírus pode ser feita por diversos métodos, o mais utilizado é a laringoscopia, se destacam também os de biologia molecular, principalmente a Reação em Cadeia Polimerase (PCR) e hibridização.
Conclusões/Considerações Finais
Apesar do Tabaco e do álcool serem os principais fatores relacionados ao desenvolvimento do câncer de laringe, a PL vem demonstrando importância para esta doença, sendo alvo de muitos estudos recentes. Nenhum tratamento da PL é 100% eficaz , pois não existe nenhum método terapêutico capaz de erradicar o vírus da mucosa do trato respiratório, entretanto vários métodos estão conseguindo obter resultados positivos. Vacina contra o vírus HPV é a medida mais eficaz para a prevenção contra a infecção, é distribuída gratuitamente pelo SUS. O uso do preservativo masculino ou feminino nas relações sexuais é outra importante forma de prevenção.
Referências
MANFRO, G.; DIAS, F. LUIZ; SOARES, J. R. N.; LIMA, R. A.; REIS, T. Relação entre idade, sexo, tratamento realizado e estágio da doença com a sobrevida em pacientes terminais com carcinoma epidermóide de laringe. Revista Brasileira de Cancerologia, p. 17–24, 2006.
SAMAN, D. M. A review of the epidemiology of oral and pharyngeal carcinoma: Update. Head and Neck Oncology, v. 4, n. 1, p. 1–10, 2012.
PINTO, J. A.; WAMBIER, H.; SONEGO, T. B.; et al. Artigo de Revisão Lesões pré-malignas da laringe : revisão de literatura. Revista Brasileira Cir. Cabeça Pescoço, v. 41, n. 1, p. 42–7, 2012.
Palavras-chave
Câncer de Laringe, Papilomatose Laríngea e Papiloma Vírus Humano (HPV)
Área
Tema livre
Autores
Raissa Rodrigues de Menezes, Xisto Sena Passos, Milton Camplesi Junior, lucas luiz Luz Lima Silva, Mariana Felix de Souza Prudente