I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

A NANOTECNOLOGIA E SUAS APLICAÇOES FORENSES

Fundamentação/Introdução

A nanotecnologia é uma ferramenta inovadora que vem sendo cada vez mais utilizada devido à sua importante contribuição para a evolução científica e tecnológica. No âmbito forense, a nanotecnologia tem se mostrado promissora, tanto no desenvolvimento de novas técnicas, quanto no aprimoramento das técnicas existentes, possibilitando a análises em nanoescala e a realização de investigações mais precisas em diferentes tipos de materiais.

Objetivos

Revisar a literatura sobre a relevância da utilização da nanotecnologia no âmbito forense destacando suas principais aplicações.

Delineamento e Métodos

Realizou-se uma revisão sistemática qualitativa retrospectiva acerca do tema em diversas fontes nos bancos de dados científicos como Medline, Pubmed e Google Acadêmico.

Resultados

Existem atualmente diversas formas de aplicação da nanotecnologia no âmbito forense que são utilizadas para auxiliar nas investigações e tornar as técnicas mais sensíveis e os resultados mais específicos, facilitando a coleta e a detecção de evidências que dificilmente eram detectadas anteriormente. Na detecção de diferentes compostos químicos e biológicos, incluindo explosivos fragmentados ou não, os nanomateriais fornecem um potencial ativo para criar sensores e plataformas tecnológicas visando o rastreamento sistemático a partir de nanotubos, dispositivos nanomecânicos e narizes eletrônicos. Na visualização de impressões digitais são empregados os chamados nanopós, como nanopartículas de ouro e sulfeto de zinco, que viabilizam o aprimoramento das técnicas de impressão digital garantindo propriedades superiores, que incluem maior seletividade e contraste com o fundo em que as mesmas se encontram. As nanopartículas também são empregadas tanto na análise de formulação de tintas com o intuito de detectar indícios de falsificação e na análise de DNA (ácido desoxirribonucleico) através de dispositivos microfluídicos que proporcionam menor risco de contaminação à amostra, quanto na análise de medicamentos e drogas ilegais em uma ampla variedade de mídia como sangue, cabelo e urina.

Conclusões/Considerações Finais

Portanto, diante da grande variabilidade de campos nos quais os nanomaterias e as nanopartículas podem ser empregadas aliadas às suas propriedades superiores quando comparadas às demais, a nanotecnologia tem demonstrado um grande potencial no âmbito da ciência forense, fornecendo o aprimoramento e o desenvolvimento de técnicas mais seletivas, sensíveis e acuradas em uma gama variada de materiais.

Referências

Palavras-chave

Nanotecnologia, nanopartículas, nanotecnologia forense, ciências forenses, investigação forense.

Área

Tema livre

Instituições

Universidade Feevale - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Gabriela Schiling Alves, Andressa Bernardi, Fabiana Tais de Souza Hack, Ana Paula Pustay