I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

PERFIL SOCIAL E SEMINAL DE HOMENS QUE PROCURAM A PRESERVAÇAO DA FERTILIDADE: ESTUDO RETROSPECTIVO DE UM BANCO DE SEMEN DE SANTA CATARINA

Fundamentação/Introdução

A criopreservação seminal é uma opção para homens que se encontram em situações onde sua capacidade reprodutiva pode ser colocada em risco, como, em pacientes oncológicos que precisam se submeter à quimio ou radioterapia, em pacientes vasectomizados e para uso em reprodução assistida.

Objetivos

Avaliar o perfil social e seminal de homens que procuraram a criopreservação seminal em um banco de sêmen de Santa Catarina entre os anos de 2015/2018.

Delineamento e Métodos

Estudo observacional retrospectivo. Foram avaliados os dados de 42 homens cujas amostras seminais foram criopreservadas. Os dados coletados incluíram o diagnóstico e a indicação médica, idade e parâmetros seminais antes da criopreservação (concentração/mL, motilidade total, vitalidade e volume).

Resultados

A idade dos homens variou de 18 a 55 anos. Os diagnósticos e indicações médicas que levaram os homens a criopreservarem, foram de 45,2% (n=19) para o câncer testicular, 26,1% (n=11) para a vasectomia, 19% (n=8) para outros tipos de câncer (Linfoma de Hodgkin, câncer de cólon, mediastino, pâncreas, intestino e reto), 5% (n=2) para procedimentos de fertilização in vitro (FIV), 2,3% (n=1) para cirurgias e 2,3% (n=1) para uso de medicamento neoplásico. A recomendação médica para a criopreservação ocorreu em 36% dos casos, sendo que 6% relataram não receber nenhum tipo de orientação e 1% não respondeu. Dos homens que não receberam recomendação médica, relataram que se informaram pela internet sobre a importância da criopreservação. Com relação aos parâmetros seminais (média): a concentração foi de 56 milhões de espermatozoides/mL, o volume foi de 2,8 mL, vitalidade de 72% e a motilidade total (progressivo rápido e não-progressivo) foi de 64%.

Conclusões/Considerações Finais

A análise do sêmen seguiu o padrão estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) 2010 e através dos resultados, pôde-se verificar que o perfil seminal dos homens neste estabelecimento de criopreservação, segue os valores considerados normais pela OMS, embora o próprio câncer possa influenciar negativamente os parâmetros seminais. O câncer é o principal motivo para a criopreservação, seguido da vasectomia. A maioria dos médicos orientam seus pacientes sobre a preservação da fertilidade, contudo, alguns pacientes apresentam iniciativa própria pela criopreservação seminal. O conceito de preservação da fertilidade deve ser popularizado para fazer melhor uso deste serviço, podendo garantir a paternidade destes homens.

Referências

Organização Mundial da Saúde (OMS). Manual de laboratório da OMS para o exame e processamento do sêmen humano. 5. ed. 2010.

SCARABOTO, D.; CENTA, L. J. R.; SARUHASHI, I. T. Clinical data of patients who cryopreserved spermatozoa at a private clinic in Curitiba/ PR due to future gonadotoxic treatments. Abstracts of the 22st Annual Congress of the SBRA. Brasília. 2018.

SCARABOTO, D.; SARUHASHI, I. T.; CHO, R. Y.; CENTA, L. J. R. Semen analysis patterns in patients from an Assisted Reproduction clinic in Curitiba, Paraná. Abstracts of the 22st Annual Congress of the SBRA. Brasília. 2018.

Palavras-chave

Infertilidade masculina, câncer, vasectomia, reprodução humana, congelamento seminal.

Área

Tema livre

Autores

Yasmin Beatrisse Klein Patel, Crislaine Aparecida Dos Santos Portes, Vera Lúcia Lângaro Amaral, Anna Paula De Borba Batschauer