I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

PAPILOMAVIRUS HUMANO E A IMPORTANCIA DO DIAGNOSTICO

Fundamentação/Introdução

O Papilomavírus humano (HPV) é um vírus de DNA de dupla hélice com cerca de 8.000 pares de bases nitrogenadas que codificam as funções do vírus. A replicação do vírus ocorre no núcleo das células escamosas e apresenta tropismo em células epiteliais, causando infecções na pele e mucosa. A infecção pelo HPV é geralmente transitória e regride espontaneamente, porém, em alguns casos pode persistir e, se for causada por um tipo oncogênico, pode levar ao desenvolvimento de lesões precursoras cancerígenas, principalmente no colo do útero, caso não sejam diagnosticadas e tratadas precocemente.

Objetivos

Revisar a literatura sobre o papilomavírus humano, destacando a importância do diagnóstico precoce, evitando o desenvolvimento oncológico.

Delineamento e Métodos

Realizou-se uma revisão sistemática qualitativa retrospectiva acerca do tema em diversas fontes nos bancos de dados científicos como Medline, Pubmed e Google Acadêmico.

Resultados

A infecção por HPV é a doença sexualmente transmissível mais frequente, causando cerca de 250.000 mortes por câncer de colo do útero a cada ano. O aumento drástico deste vírus pode estar relacionado ao diagnóstico tardio, pois na maioria dos casos o HPV não apresenta sintomatologia nas fases iniciais o que dificulta o tratamento precoce. Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV, destes, cerca de 30 a 40 podem afetar as áreas genitais, podendo causar verrugas genitais ou condilomas que podem evoluir para lesões displásicas de baixo e alto grau. Os tipos de HPV 16 e 18 causam a maioria dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo, cerca de 70% da população é atingida por eles. Já os tipos 6 e 11 causam aproximadamente 90% das verrugas genitais. A transmissão ocorre através de relações sexuais, pelo contato oral-genital, perianal ou genital-genital, além disso foi descrita a existência do vírus em espéculos vaginais, pinças e ponta de sondas, mesmo após a esterilização. Os métodos utilizados para diagnosticar o HPV são variados, o mais comum é realizado no âmbito médico, no qual os indivíduos procuram auxílio após o aparecimento das verrugas genitais.

Conclusões/Considerações Finais

Em suma, diante dos altos índices de infecção pelo HPV, é necessário que os métodos de prevenção sejam colocados em prática. Dentre as alternativas existentes estão a promoção da saúde e do uso de preservativos, a realização periódica do exame Papanicolau e o esquema de vacinação, visando a melhora da qualidade de vida e a manutenção da saúde.

Palavras-chave

Papilomavírus humano, vírus, saúde, oncologia, diagnóstico.

Área

Tema livre

Instituições

Feevale - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Andressa Bernardi, Gabriela Schiling Alves, Fabiana Tais de Souza Hack, Ana Paula Pustay, Francine Alana Goetz