I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

Estudo da atividade antifúngica e antibacteriana do extrato do arilo, casca e semente de Paullinia cupana

Fundamentação/Introdução

A proliferação de microrganismos, patológicos ou não, tem estimado constantes estudos no intuito de prospectar novos fármacos provenientes de vegetais ou outros organismos que consigam inibir ou controlar a disseminação daqueles.

Objetivos

Avaliar a possível inibição de crescimento de agentes microbiológicos por meio de testes contra o fungo Candida albicans e contra quatro bactérias (Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Pseudomonas aeruginosas) com o uso do extrato de arilo, casca e semente de Paullinia cupana.

Delineamento e Métodos

Utilizou-se três extratos provenientes do fruto Paullinia cupana, espécie conhecida como guaraná. Nesse sentido, o estudo foi feito de forma experimental iniciando com a coleta dos frutos da espécie referida e separação em arilo, casca e semente. Após a seleção das melhores amostras, fez-se a maceração e os produtos foram submetidos a etanol 70%, rotaevaporados e liofilizados. Nos testes antibacterianos e antifúngicos foi utilizado o método MIC, que consiste em uma pequena quantidade da substância capaz de inibir os microrganismos testados, em oito concentrações diferentes (500µg/mL, 450 µg/mL, 400 µg/mL, 350 µg/mL, 300 µg/mL, 250 µg/mL, 200 µg/mL e 150 µg/mL) dos extratos em triplicata na placa de elisa, além da avaliação em placas de petri com três compartimentos.

Resultados

Após três dias consecutivos para cada um dos experimentos realizados, as concentrações dos extratos de Paullinia cupana apresentaram um retardamento de poucas horas em algumas das triplicatas das bactérias mencionadas, porém a inibição não foi constatada. Em contrapartida, os extratos do guaraná conseguiram retardar e inibir o crescimento da Candida albicans em diferentes concentrações.

Conclusões/Considerações Finais

Observou-se que os extratos apresentaram efeito negativo com as bactérias, não promovendo nenhuma inibição no desenvolvimento das espécies analisadas. Portanto, podemos inferir que os extratos do guaraná não apresentaram efeito antibacteriano. Por outro lado, os extratos inibiram de forma significativa o crescimento de Candida albicans nas mais altas concentrações avaliadas, o que permite inferir que o extrato das partes analisadas do guaraná apresenta efeito antifúngico. Dessa forma, novas análises no laboratório biologia de fungos que fica localizado no CBG/UESC, estão sendo avaliadas para comprovar a eficiência dessa espécie no combate aos fungos.

Referências

Basile, A., Ferrana, L., Del Pezzo, M., Mele, G., Sorbo, S., Bassi, P., et al.(2005). Antibacterial
and antioxidant activities of etanol extract from Paullinia cupana Mart. Journal of
Ethnopharmacology, 102, 32-36

Majhenic, L.; Skerget, M.; Knez, Z. (2007). Antioxidant ande antimicrobial activity of guarana
519 seed extracts. Food Chemistry, 104, 1258- 1268

Palavras-chave

Paullinia cupana; guaraná; antibacteriano; antifúngico

Área

Tema livre

Autores

Isabella Alcântara De Souza, Sônia Cristina Melo, CRISTINA PUNGARTNIK, Amanda Bastos Santana, Julyanna Oliveira Castro