Dados do Trabalho
Título
PROJETO INTEGRADOR NO CURRICULO DO CURSO DE BIOMEDICINA DA UNIVATES: APRENDIZAGEM BASEADA EM HABILIDADES E COMPETENCIAS
Fundamentação/Introdução
De acordo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Biomedicina, o projeto pedagógico do curso deve ser construído centrado no estudante como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o projeto integrador visa o educando como ponto central do processo e permite aos estudantes confrontar questões e problemas reais com o objetivo de propiciar um embasamento prático dos conceitos teóricos adquiridos nos componentes curriculares através dos conteúdos programáticos ministrados em sala de aula.
Objetivos
Relatar a inserção de Projetos Integradores no currículo do curso de Biomedicina da Universidade do Vale do taquari - Univates.
Delineamento e Métodos
O presente trabalho foi realizado através de revisão da literatura, qualitativo e prospectivo.
Resultados
O novo currículo, elaborado pelos professores do Núcleo Docente Estruturante do curso, possui um projeto integrador em todos os semestres, relacionando-o com os componentes curriculares, e, por essa razão, o estudante deverá cursar em conjunto. O Projeto Integrador visa problematizar temas importantes na área do curso, como forma de contextualizar o ambiente real de trabalho e articular a interdisciplinaridade. Os temas dos Projetos são: Atuação interprofissional na área da saúde, Dr. Bactéria, Diagnóstico molecular e triagem neonatal, Perícia criminal, Saúde baseada em evidência I, Montando um Serviço de excelência e Saúde baseada em evidência II. Estes temas propiciam relações teóricas dos componentes curriculares com atividades práticas aplicadas, baseadas no contexto sócio-cultural dos estudantes, a partir do uso de metodologias ativas de ensino, sob a orientação dos professores.
Conclusões/Considerações Finais
De acordo com a literatura, o projeto integrador propicia atividades em equipe, estimula o aprendizado, identifica a evolução da construção de saberes, volta-se, principalmente, para o reconhecimento da habilidade de articulação entre os saberes do estudante durante a concepção, elaboração e construção do processo de caracterização do objeto de estudo. As atividades realizadas durante o Projeto Integrador fornecem subsídios para a avaliação das competências relacionadas ao perfil profissional do curso. Com isso, o projeto integrador poderá contribuir para uma aprendizagem diferenciada, baseada em habilidades e competências, formando um profissional completo.
Palavras-chave
Projeto Integrador, Currículo, Aprendizagem Ativa.
Área
Tema livre
Autores
Fernanda Rocha da Trindade, Andréa Horst, Adriane Pozzobon, Jairo Luís Hoerlle, Gabriela Kniphoff da Silva Lawisch