Dados do Trabalho
Título
Importância e benefícios da acreditação no gerenciamento de serviços de saúde
Fundamentação/Introdução
O processo de acreditação no Brasil ganhou maior visibilidade após 1990 com o surgimento da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Assim, as organizações de saúde vêm se transformando, com vistas ao atendimento das demandas cada vez mais exigentes por qualidade e segurança. Contudo, a avaliação dos serviços em saúde somente poderá ser conduzida por meio de critérios, padrões e indicadores estabelecidos, que podem ser determinados em programas específicos para esta finalidade. O processo chamado de acreditação visa, através de sua metodologia, racionalizar, organizar e educar de forma permanente, tanto os trabalhadores quanto os líderes, a fim de padronizar os processos das empresas prestadoras de serviços em saúde. Este processo visa afirmar, que os processos e serviços prestados estão sendo realizados em conformidade com os resultados esperados.
Objetivos
Com isso, o objetivo deste trabalho, foi reunir informações que possam demonstrar a necessidade e os benefícios deste processo, uma vez que ainda há pouco esclarecimento quanto a isto.
Delineamento e Métodos
Este estudo retrospectivo trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, executada através da análise de artigos e trabalhos científicos, publicados nas bases de dados PUBMED e SCIELO, em que foram encontrados 28 artigos, porém 14 não foram utilizados por não terem relação com o assunto.
Resultados
O processo de acreditação de uma empresa ou organização de prestação de serviços em saúde, não é um processo de realização somente interna, uma vez que, faz-se necessário a atuação de avaliadores externos, que possam, de maneira minuciosa, observar e apontar á organização, o que está em não conformidade relacionado à estrutura, processos e resultados.
Conclusões/Considerações Finais
Com base nisso, considera-se que a Acreditação possui potencial para se consolidar como sistema de gestão da qualidade no âmbito de serviços em saúde, pois, através de seus propósitos e métodos as organizações poderão favorecer o desenvolvimento de competências profissionais, gestão de custos, melhoria da estrutura, assim como o gerenciamento eficiente do cuidado e segurança do paciente.
Palavras-chave
Acreditação. Gestão da qualidade. Serviços de Saúde.
Área
Tema livre
Autores
Milena Moura Löser, Tuanne Machado Ribeiro, Sinara Guzzo Chioquetta