I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

ATUALIDADE CIENTÍFICA SOBRE HIV/AIDS NO CENÁRIO BRASILEIRO

Fundamentação/Introdução

Desde a descoberta do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), o Brasil tem se mostrado pioneiro na busca por formas de tratamento, de vacina preventiva e até a cura para a doença. As profilaxias para exposição do HIV com o uso da Terapia Antirretrovirais (TARV) desde muito cedo já acontecem nas ações do Programa Nacional de em IST/ HIV/AIDS subsidiados pelo Ministério da Saúde e disponível no Sistema Único de Saúde desde a década de 90.

Objetivos

Neste estudo mostraremos que o Brasil tem se destacado no cenário científico pela busca da cura da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).

Delineamento e Métodos

Trata-se de uma revisão de literatura, com busca nos bancos de dados de artigos científicos entre um período de 1998-2018.

Resultados

Foram encontradas 27 (vinte e sete) publicações científicas. Foi possível perceber o avanço tecnológico para essa doença, no qual identificamos um estudo que desenvolve a criação de uma vacina que estimula o organismo a produzir mais células CD4 para destruir as células infectadas e ativar o CD8 para auxiliar no combate.

Conclusões/Considerações Finais

Diante de tantas pesquisas bem sucedidas resta-nos concluir que em breve a comunidade científica terá novidades excelentes sobre o tratamento e cura do HIV/Aids com inúmeros resultados promissores. Porém, todas as pesquisas brasileiras com relação ao tratamento e cura do HIV/AIDS possuem um problema crônico: a falta de financiamento, sendo este o grande déficit para desenvolvimentos das pesquisas científicas no Brasil. Porém, pesquisadores garantem que a nação alcançará as metas universais de maneira concreta e exitosas, que objetiva o fim da epidemia do HIV/AIDS em 2030.

Palavras-chave

Vírus da Imunodeficiência Humana; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Bioderivados; Avanços Tecnológicos.

Área

Tema livre

Autores

Jairo Francisco do Carmo