I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

AVANÇOS DA SELEÇÃO EMBRIONARIA POR MEIO DA TECNOLOGIA TIME–LAPSE, UMA BREVE REVISÃO.

Fundamentação/Introdução

O sucesso da reprodução humana assistida, nos últimos anos, cresceu consideravelmente permitindo trazer milhares de bebês ao mundo. Graças a implementação de novas tecnologias como a Time-Lapse, adotada para o estudo do desenvolvimento embrionário. Um dos principais benefícios desse sistema reside no uso de diferentes algoritmos conhecidos por melhorar a análise dos resultados clínicos, prevendo a viabilidade dos embriões. Essa melhora pode ser atribuída ao uso de parâmetros morfocinéticos para selecionar embriões destinados à transferência. O monitoramento com Time-Lapse utiliza câmeras embutidas dentro da incubadora evitando a perturbação das condições de cultura e, ao mesmo tempo, dando acesso a uma enorme quantidade de dados, garantindo o monitoramento contínuo do desenvolvimento embrionário dinâmico.

Objetivos

Realizar uma revisão de literatura sobre os avanços da seleção embrionária por meio da tecnologia Time-Lapse.

Delineamento e Métodos

Para o levantamento de dados foram coletados artigos publicados nos últimos oito anos (2011- 2019), consultados na revista Fertility and Sterility da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva por meio das palavras chave: seleção embrionária, algoritmo e Time-lapse.

Resultados

Foi possível observar na literatura que o Time-Lapse detecta os seguintes eventos celulares: clivagem reversa- redução do número de célula; clivagem incompleta- falha na divisão celular; oscilação da membrana celular sem clivagem; torção e fragmentação da célula-irmã formada ao longo da planície de clivagem; clivagem direta de um para três ou mais blastômeros; assimetria de blastômero e multinucleação. Além disso, é capaz de medir os parâmetros morfocinéticos como o tempo de clivagem para 2 (t2), 3 (t3), 4 (t4) e 5 (t5) células, bem como os intervalos de tempo entre as divisões celulares, por exemplo de 2 para 3 células (cc2 = t3 - t2). Todas essas informações são monitoradas por um software de análise que emprega algoritmos para ranquear os embriões.

Conclusões/Considerações Finais

A tecnologia para a seleção embrionária vem sendo aprimorada com foco numa análise dinâmica e abrangente do embrião em todas as etapas do seu desenvolvimento. É importante ressaltar que os softwares de análise ainda não foram unificados e que existem diversos estudos empregando diferentes algoritmos, os quais, são adaptados dependendo da necessidade gerando classificações que facilitam a escolha do embrião com maior potencial de implantação.

Referências

PETERSEN, B. M. et al. Development of a generally applicable morphokinetic algorithm capable of predicting the implantation potential of embryos transferred on Day 3. Human Reproduction, v. 31, n. 10, p. 2231–2244, 2016.
ROSÁRIO, G. R. F. et al. The impact of male age on embryo quality: A retrospective study using time-lapse imaging. Jornal Brasileiro de Reproducao Assistida, v. 20, n. 4, p. 212–216, 2016.
HICKMAN, C. F. L. et al. To determine the incidence of Unusual Embryo Cleavage (UEC) types and their significance with regard to blastulation. Reproductive BioMedicine Online, v. 28, p. S4–S5, 2014.
MESEGUER, M. et al. The use of morphokinetics as a predictor of embryo implantation. Human Reproduction, v. 26, n. 10, p. 2658–2671, 2011.

Palavras-chave

Seleção embrionária, algoritmo e Time-Lapse.

Área

Tema livre

Instituições

Embryolife - Instituto de Medicina Reprodutiva - São Paulo - Brasil

Autores

Beatriz Muller Nunes Souza, Giovanna Dente Stella, Jonathan Boncristiano, Guilherme Rios Franco