Dados do Trabalho
Título
AUMENTO DE MARCADORES DE CITOTOXICIDADE EM LEUCOCITOS DE INDIVIDUOS OCUPACIONALMENTE EXPOSTOS A RESIDUOS SOLIDOS URBANOS
Fundamentação/Introdução
O Projeto Profissão Catador é um programa social que vêm ao logo dos anos buscando estabelecer alternativas coletivas para organização dos catadores de materiais recicláveis na região do município de Cruz Alta. A coleta seletiva de lixo expõe os catadores de materiais recicláveis a patógenos e xenobióticos que são potencialmente deletérios a biologia das células, podendo aumentar a susceptibilidade destes indivíduos ao desenvolvimento de agravos a saúde. Neste contexto, a detecção de biomarcadores de dano celular é de extrema importância para predizer indivíduos com maior susceptibilidade ao desenvolvimento de doenças e alterações sistêmicas.
Objetivos
Avaliar a presença de biomarcadores de dano celular em leucócitos do sangue periférico de indivíduos que integram o Projeto Profissão Catador da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).
Delineamento e Métodos
Foi realizado um estudo observacional, transversal e caso-controle, no qual foram incluídos 46 indivíduos divididos em dois grupos. O grupo de casos incluiu indivíduos participantes do Projeto Profissão Catador da UNICRUZ (n=16). O grupo de controles (n=30) contemplou indivíduos saudáveis sem contato crônico com resíduos urbanos, pareados em sexo e idade com os catadores de materiais recicláveis participantes do estudo. Destes indivíduos, foi realizada a coleta sangue venoso periférico e, posteriormente, os leucócitos foram enriquecidos para execução das análises. Os testes laboratoriais realizados nos leucócitos foram a avaliação de morte celular através do ensaio de Anexina V e Iodeto de Propídeo, a produção intracelular de espécies reativas de oxigênio através do ensaio de diacetato 2’-7’-dicloroflurocisteína e a funcionalidade da mitocôndria dos leucócitos foi realizada por meio do ensaio com Mitotracker Green e Mitotracker Red, todos quantificados por citometria de fluxo.
Resultados
Constatou-se que os leucócitos dos indivíduos catadores de materiais recicláveis apresentaram reduzida viabilidade com aumento da morte celular por apoptose, aumento do potencial de membrana mitocondrial e aumento da produção de espécies reativas em relação aos leucócitos dos indivíduos controles.
Conclusões/Considerações Finais
Nossos dados preliminares suportam a hipótese de citotoxicidade prematura induzida pela exposição ocupacional a resíduos sólidos urbanos sobre leucócitos de sangue periférico.
Palavras-chave
Exposição ocupacional. Resíduos sólidos. Catadores. Citotoxicidade. Qualidade de vida. Leucócitos.
Área
Tema livre
Instituições
Universidade de Cruz Alta - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
Camila Pileco Capeletti, Suelen da Rocha Abdallah, Karen Taiane dos Santos, Mariana Migliorini Parisi