I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

O Desenvolvimento e Aplicação de um Dispositivo Médico para Quimioterapia Intraperitoneal

Fundamentação/Introdução

O método chamado de “pressurized intraperitoneal aerosol chemotherapy” (PIPAC) surge como uma nova modalidade de aplicação de quimioterapia intra-abdominal, sendo uma alternativa ao método baseado em aplicação líquida da quimioterapia. Nesse processo de uso da quimioterapia no espaço peritoneal, um sistema de injeção sobre pressão possibilita a transformação da solução liquida terapêutica em um aerossol com manutenção de suas propriedades terapêuticas. Essa nova forma de aplicação foi idealizada para o cenário minimamente invasivo das cirurgias laparoscópicas.

Objetivos

Este estudo objetiva a apresentação e divulgação do novo dispositivo, denominado BHIOQAP, para aplicação de quimioterapia aerossolizada e pressurizada intraperitoneal.

Delineamento e Métodos

O presente estudo experimental e qualitativo, trata do desenvolvimento, validação e os primeiros casos do primeiro dispositivo médico no Brasil para aplicação de PIPAC. Uma parceria tecnológica com a Santa Casa (Hospital Santa Rita), UFCSPA, PIPAC BRASIL e com a indústria (BHIO SUPPLY), utilizou modernas técnicas de engenharia e medicina, construindo o primeiro dispositivo para aplicação de PIPAC no Brasil e o segundo no mundo. Validou-se com experimentos em animais, devidamente aprovado em comitê de ética. O primeiro caso em paciente foi em dezembro de 2017.

Resultados

A equipe do Dr. Rafael Seitenfus no Hospital Santa Rita já apresenta resultados iniciais do uso da PIPAC em pacientes com carcinomatose peritoneal em câncer gástrico, câncer de cólon e câncer de ovário, o qual têm demonstrado efeitos positivos e aumentado o interesse no uso da PIPAC como uma modalidade de tratamento possível nessas doenças. Os pacientes com progressão de doença peritoneal, sem sinais de disseminação sistêmica e não eletivos para citorredução com HIPEC, podem ir a tratamento com PIPAC em caráter complementar. As pesquisas mostram que cerca de 18% dos pacientes, a resposta é significativa a ponto de torná-los os pacientes eletivos a uma cirurgia com intuito curativo (Citorredução e HIPEC).

Conclusões/Considerações Finais

O BHIOQAP é o único dispositivo nacional para aerossolização de quimioterapia na cavidade abdominal, com registro de produto na ANVISA. Procedimento e produto inteiramente criado no Brasil, sendo factível, reprodutível e com grande chance da melhora da qualidade de vida do paciente, com possibilidade de redução de morbidade.

Referências

Palavras-chave

PIPAC, Quimioterapia intraperitoneal, Doença peritoneal.

Área

Tema livre

Instituições

Bhio Supply Indústria e Comércio de Equipamentos Médicos Ltda - Rio Grande do Sul - Brasil, PIPAC BRASIL - Rio Grande do Sul - Brasil, SANTA CASA de Misericórdia de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Juliê dos Santos Alves, Paulo Roberto Walter Ferreira, Rafael Seitenfus, Eduardo Dipp de Barros, Jaqueline Timm, Moisés Graboski, Viviane de Moura Linck