I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

SAIS IMIDAZOLICOS COMO PROMISSORES AGENTES CONTRA LEISHMANIA SPP

Fundamentação/Introdução

As leishmanioses são doenças endêmicas em muitos países pobres e em desenvolvimento, sendo causadas por parasitos do gênero Leishmania e podem se apresentar sob diferentes formas clínicas, sendo a cutânea a mais prevalente e amplamente causada por Leishmania amazonensis, e a visceral a forma mais grave, frequentemente causada por L. infantum chagasi. Não há vacina disponível e os fármacos utilizados são tóxicos e de eficácia variável. Sais imidazólicos (SI) com várias atividades biológicas foram descritas, incluindo atividade antifúngica e antibacteriana. Recentemente nosso grupo descreveu pela primeira vez a atividade leishmanicida de alguns SI.

Objetivos

Neste trabalho avaliou-se a atividade leishmanicida de outros SI sobre formas promastigota de L. amazonensis e L. infantum chagasi, e sua toxicidade em macrófagos e eritrócitos.

Delineamento e Métodos

Os parasitos foram incubados com os SI (0,1 a 100 µM) por 48 h a 26 ºC e a mortalidade foi avaliada pelo ensaio de brometo de 3-(4,5-dimetil-2-tiazolil)2,5-difenil-2H-tetrazólio (MTT). Macrófagos da linhagem RAW foram incubados com os SI (5 a 200 µM) por 48 h a 37 ºC, 5% de CO2 e a mortalidade avaliada por MTT. A hemólise de hemácias humanas foi determinada após incubação de 1 h com os SI (1 a 100 µM) por espectrofotometria.

Resultados

Os SI C10MImMeS, C16MImPF6, C16MImBr, C16(Me)2ImCl, C16(Me)4ImCl e (C10)2MImCl) foram capazes de matar formas promastigotas de L. amazonensis e L. infantum chagasi de forma concentração dependente. C16(Me)4ImCl e (C10)2MImCl apresentaram as mais altas atividades com valores de IC50 de 1,8 e 1,9 µM para L. amazonensis e 30,7 e 33,4 µM para L. infantum chagasi, respectivamente. A citotoxicidade dos compostos com maior atividade leishmanicida foi considerada baixa, uma vez que o índice de seletividade (IS) (CC50 macrófagos/IC50 L. amazonensis) para o C16(Me)4ImCl = 10 e do (C10)2MImCl = 8.6. Resultados de IS semelhantes foram encontrados quando se considerou o valor de 50% de hemólise para o cálculo.

Conclusões/Considerações Finais

Os dados demonstram que os SI testados apresentam significativa ação contra formas promastigotas de L. amazonensis e L. infantum chagasi. A partir do índice de seletividade podemos sugerir que C16(Me)4ImCl e (C10)2MImCl são promissores moléculas para estudos de comprovação da eficácia terapêutica em modelo experimental.

Referências

Palavras-chave

Área

Tema livre

Instituições

Universidade Federal de Ciências da Saúde - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Fernanda Giesel Baldissera, Gisele Rodrigues Freitas, Júlia Lacerda Couto, Henri Stephan Schrekker, Pedro Roosevelt Torres Romão