I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

PROGRAMA DE INICIAÇAO A DOCENCIA: METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOQUIMICA NO ENSINO SUPERIOR

Fundamentação/Introdução

O método ativo tem como ideia central que os estudantes ocupem o centro das ações educativas e que construam de forma colaborativa o processo de aprendizagem.

Objetivos

Dessa forma, o programa de iniciação à docência da UFCSPA para as disciplinas de bioquímica teve como objetivo propor atividades que envolvessem mais os alunos no decorrer do semestre.

Delineamento e Métodos

Neste sentido, realizou-se um estudo quanti/qualitativo sendo solicitado aos alunos que elaborassem perguntas após as aulas sobre o conteúdo ministrado, após, as questões foram revisadas e foi elaborado um banco de questões para serem utilizados tanto como revisão quanto para a utilização nas avaliações. Ao final de cada bloco da disciplina, essas perguntas foram utilizadas para revisar os conteúdos na forma de jogos de perguntas e respostas. Essas atividades foram realizadas durante todo o ano letivo de 2018 sobre todos os temas do conteúdo programático das disciplinas de bioquímica. Ao final do ano, foi realizada uma pesquisa com 29 alunos para verificar sua opinião sobre o projeto.

Resultados

Os discentes deveriam atribuir uma nota de 0 a 5 para o projeto PID, no qual obteve-se uma média aritmética de 4,3, já a nota de utilização dos jogos e das questões como método de revisão obteve a média 4,5. Além disso, os 29 alunos apontaram que os jogos com as questões auxiliaram no processo de consolidação da aprendizagem. Vinte e oito alunos responderam que a participação ativa na elaboração de questões reforçou o entendimento e 29 discentes responderam que a elaboração de um banco de questões auxiliou no estudo dos conteúdos propostos. Por fim, ao final do ano letivo havia mais de 430 questões elaboradas.

Conclusões/Considerações Finais

Dessa forma, conclui-se que metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior são necessárias para estimular a autoaprendizagem e consolidação de conteúdos essenciais para a vida profissional.

Referências

Bastos, 2006; Berbel, 2011; Freire 2015

Palavras-chave

Metodologias ativas; Bioquímica; Autoaprendizagem

Área

Tema livre

Instituições

UFCSPA - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Estefany Carolina Ghisio, Alethéa Gatto Barschak, Elizandra Braganhol