Dados do Trabalho
Título
BENEFICIOS DO PROCEDIMENTO ESTETICO ENDERMOTERAPIA/VACUOTERAPIA USADO PARA TRATAMENTO DE FIBROEDEMAGELOIDE: REVISAO DE LITERATURA
Fundamentação/Introdução
Fibroedemagelóide (FEG) conhecido popularmente como “celulite” é uma disfunção do tecido conjuntivo de causa multifatorial, promovendo não somente modificações estéticas na pele, mas também funcionais. É constante queixa nos atendimentos clínicos e estéticos o FEG, que acomete 85% a 98% das mulheres. A endermoterapia é uma grande aliada para o tratamento da FEG, por ser uma técnica que promove melhora na circulação e oxigenação do tecido conjuntivo, gerando assim, redução da aparência do FEG e a redistribuição do tecido adiposo.
Objetivos
Analisar a efetividade da endermoterapia/vacuoterapia empregado para o tratamento do fibroedemagelóide.
Delineamento e Métodos
Trata-se de um estudo de revisão de literatura, onde utilizou-se as bases de dados do Google Acadêmico, Scielo, Sciencedirec e livros específicos sobre o assunto com publicações em língua portuguesa, com período de publicação a partir do ano de 2015. Descritores: Endermoterapia, fibroedemagelóide, tratamento, vacuoterapia.
Resultados
Para o estudo, foram selecionados 5 artigos. De acordo com as análises observou-se que a endermoterapia contribui positivamente para o tratamento dos diferentes graus do FEG, no qual são classificadas entre grau 1 a 4. Ressalta-se que o FEG possui uma classificação clínica, sendo: dura, flácida, edematosa e mista, assim a endermoterapia configura uma técnica bastante vantajosa nos diferentes graus e classificação. Evidenciou-se que a endermoterapia é uma técnica não invasiva que exerce uma sucção sobre o tecido acometido, onde há combinação da pressão negativa e positiva. Visto que, com o mecanismo da técnica tem-se uma melhora da circulação sanguínea, linfática, melhorando o aspecto do tecido conjuntivo e a eliminação de nódulos fibrosos.
Conclusões/Considerações Finais
Os estudos analisados demonstram a eficiência da técnica de endermoterapia na diminuição do FEG, entretanto deve ser realizado por um profissional qualificado. No entanto, com os benefícios que o tratamento possibilita, o paciente deve associa-lo a hábitos saudáveis, como atividades físicas, dietas balanceadas para assim ter resultados satisfatórios elevando a qualidade de vida e a autoestima.
Referências
GOUVEIA, L., et al. Atuação da Endermoterapia/Vacuoterapia no Tratamento do Fibro Edema Gelóide – Revisão de Literatura, São Lourenço/MG, Revista Saúde em Foco, ed. 10, p. 560-568, 2018.
SILVA, Lidiane Elias; TOKARS, Eunice. Eficacia da Endermologia no Tratamento do Fibroedema Gelóide. 2017. 13 f. Artigo de revisão de literatura (Acadêmica do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, PR, 2017.
BRODAY, Eliane; SOUZA, Alison Walvy. Fonoforese e Endermologia no Fibro Edema Gelóide. 2017. 10 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal, Universidade Tuiuti do Paraná, Tuiuti, 2017.
FERRARI, Emanoelle Priscila Rabelo; SOUZA, Alison Walvy. Vacuoterapia em Fibro Edema Gelóide. 2017. 10 f. Artigo de revisão de literatura (Acadêmica do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética). Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, PR, 2017.
CARNAVAL, M. et al. Protocolos de tratamento para Fibro Edema Gelóide (FEG) utilizando a associação de Ultrassom com Vacuoterapia. 2014. Universidade Luterana do Brasil. Artigo de revisão de literatura (Cursos Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética e Bacharelado em Estética), Canoas, RS, 2014.
BORGES, Fábio dos Santos; SCORZA, Flávia Acedo. Terapêutica em Estética Conceitos e Técnicas. 1ª ed. São Paulo: Phort, 2016.
Palavras-chave
Endermologia, vacuoterapia, celulite, fibroedemagelóide, tratamento.
Área
Tema livre
Instituições
Universidade Federal de Jataí - Goiás - Brasil
Autores
Aline Alves Souza, Laine Aran de Lima, Viviane Lovatto, Hanstter Hallison Alves Rezende