I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

Avaliação da capacidade de inibição enzimática do óleo essencial de Marlierea eugeniopsoides nativa do litoral paranaense.

Fundamentação/Introdução

Introdução/Fundamentos. Os conhecimentos acerca das plantas medicinais e da sua utilização vem acumulando-se desde a antiguidade até nossos dias. Os óleos essenciais são misturas muito complexas e podem ser extraídos a partir das plantas aromáticas. Estudos prévios comprovam a atividade enzimática frente à enzima acetilcolinesterase de óleos essenciais (Perry, 1986).

Objetivos

Objetivos. Neste sentido o estudo busca expandir tais investigações para espécies nativas da família Myrtaceae, especificamente a espécie Marlierea eugeniopsoides, nativa do bioma Mata Atlântica e avaliar o potencial farmacológico do óleo extraído no verão e inverno, como possível inibidor da enzima acetilcolinesterase.

Delineamento e Métodos

Delineamento/Métodos. Caracteriza-se como uma pesquisa experimental e vale-se também de uma abordagem quantitativa. O óleo essencial foi extraído pelo método de hidrodestilação utilizando-se um aparelho tipo Clevenger. O ensaio de inibição da atividade anticolinesterásica foi determinada in vitro através do método espectroscópico de Ellman e colaboradores, (1961). As amostras foram diluídas em metanol na concentração de 1 mg mL-1. Em cada tubo de ensaio foram adicionados 325 μL de Tampão Tris-HCl, uma alíquota 100 μL de amostra e 20 μL de solução de enzima acetilcolinesterase diluída em tampão Tris-HCl adicionado de 0,1% de Soro Albumina Bovina (0,25 U mL-1) sendo esta mistura incubada em temperatura ambiente durante 15 minutos. Como controle positivo foi utilizado cloridrato de neostigmina (100 μg mL-1).

Resultados

Resultados. De uma maneira geral, o óleo essencial da espécie Marlierea eugeniopsoides foi ativo no teste realizado mostrando-se potente na inibição da enzima acetilcolinesterase, o óleo extraído no verão apresentou média 94,30% de inibição. Por outro lado, o óleo extraído no inverno apresentou uma média de 88,75% de inibição. Considera-se promissora a amostra capaz de inibir no mínimo 50 % da atividade enzimática na concentração testada.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões. Os resultados dos estudos de inibição da acetilcolinesterase permitem concluir que o óleo essencial da espécie Marlierea eugeniopsoides, mostra-se promissor quanto à inibição da enzima acetilcolinesterase, apresentando uma taxa de redução da reação enzimática maior que 50%.Acredita-se que os resultados permitem destacar a importância da busca por substâncias ativas a partir de plantas para o tratamento de doenças como a doença de Alzheimer dentre outras.

Palavras-chave

inibição enzimática; óleo essencial;doença de Alzheimer;plantas medicinais

Área

Tema livre

Autores

CAMILA CONFORTIN, luiz everson da silva, Ricardo andrade rebelo, milena paim, michele alberton