I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

IMPORTANCIA DOS MARCADORES BIOQUIMICOS NO DIAGNOSTICO DO INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO

Fundamentação/Introdução

O infarto agudo do Miocárdio (IAM), principal causa de óbito em países desenvolvidos, é causado por uma obstrução parcial ou total do fluxo sanguíneo das artérias coronárias em decorrência de placas ateroscleróticas. Sem receber o suprimento sanguíneo adequado, o músculo miocárdico necrosa, liberando enzimas e proteínas como CK-NAC, CKMB, Mioglobina e Troponina. Uma vez que estas moléculas são liberadas no sangue após lesão isquêmica do miocárdio, são amplamente utilizadas na prática clínica como marcadores de lesão cardíaca.

Objetivos

Avaliar a eficácia dos marcadores cardíacos para o diagnóstico preciso e precoce de IAM, além de correlacionar a existência de diferenças na patogênese da doença entre idade e sexo.

Delineamento e Métodos

A revisão se baseia em um estudo qualitativo envolvendo artigos científicos publicados nas bases de dados Bireme, Pubmed, Ebsco, Biblioteca virtual da Fasurgs e livros de bioquímica.

Resultados

A idade avançada é um dos principais fatores de risco relacionados ao IAM, por alterar o metabolismo das artérias, que perdem a elasticidade e ficam mais suscetíveis a lesões, facilitando a formação de placas de aterosclerose e obstrução de vasos sanguíneos.A principal diferença em relação ao sexo é que a doença pode ocorrer mais precocemente em homens, pois as mulheres apresentam proteção cardiovascular devido a ação dos hormônios esteroidesfemininos. Porém, quando o infarto se manifesta tardiamente, a morbidade é maior para as mulheres, pois os homens desenvolvem uma proteção chamada circulação colateral, onde as artérias enviam ramos para nutrir áreas de sofrimento, diminuindo os casos fatais.Quanto à eficácia dos marcadores de lesão cardíaca, estudos demonstram que estes são mais sensíveis para detecção de IAM em homens, porém este fator também depende do grau de lesão do músculo cardíaco.

Conclusões/Considerações Finais

A mensuração bioquímica de marcadores de lesão cardíaca é fundamental para o diagnóstico precoce e consequente redução da mortalidade em decorrência de IAM, principalmente em pacientes que não apresentam sintomas clássicos e alterações no eletrocardiograma. Poucos estudos abordam possíveis diferenças no tempo e grau de alteração de marcadores cardíacos de acordo com a idade e gênero do paciente.

Referências

Palavras-chave

Área

Tema livre

Autores

Eduarda Sauer de Lima, Karina Kirsten, Tawine Cantu Franceschi, Alana Carolina Volpatto