I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA RESPOSTA DA TERAPIA FOTODINAMICA ANTIMICROBIANA SOBRE BACTERIAS GRAM-NEGATIVIAS POR ESPECTROSCOPIA VIBRACIONAL NO INFRAVERMELHO-FTIR

Fundamentação/Introdução

As infecções em ambientes hospitalares relacionadas a bactérias Gram-negativa tornaram-se um problema de saúde mundial, principalmente pela resistência apresentada por essas espécies ao tratamento realizado por antibióticos, dificultando a recuperação dos pacientes e aumentando o número de óbitos. A Terapia Fotodinâmica (TFD) surge como uma alternativa de tratamento para infecções bacterianas. A Terapia se baseia na interação de um fotossensibilizador (FS), uma fonte de luz adequada e oxigênio molecular, desencadeando danos celulares podendo, no futuro, dispensar o uso de antibióticos para o tratamento. Além disso, apresenta efeitos colaterais mínimos, podendo ser aplicada diversas vezes. O presente estudo utiliza como FS a Curcumina, um corante natural, que apresenta características anti-inflamatórias, antifúngicas e antimicrobianas que podem ser melhoradas, quando associada com uma fonte de luz adequada.

Objetivos

Esse projeto teve como objetivo avaliar a resposta de diferentes cepas de bactérias Gram-negativas à PDT utilizando a espectroscopia vibracional no infravermelho- FTIR como ferramenta de análise.

Delineamento e Métodos

As cepas de Pseudomonas aeruginosa ATCC foram incubadas durante 30 minutos com Curcumina na concentração de 100 µg/ml. Após esse processo, foram irradiadas com Biotable (Biotable/Biopdi 450 nm 50 mW/cm²) na fluência de 25 J/cm², durante 625 segundos.

Resultados

A espectroscopia no infravermelho FTIR demonstrou que a TFD causou alterações estruturais nas biomoléculas tais como lipídios, DNA e proteína da bactéria Pseudomonas aeruginosa ATCC 27853. As medidas obtidas após 24 horas indicaram que as alterações provocadas por tratamento permaneceram e que estas variações não são em função do tempo indicando a irreversibilidade dos processos. Os resultados de análise estatística multivariada discriminaram os espectros infravermelhos de Pseudomonas aeruginosa ATCC com tratamentos diferentes: controle, amostra irradiada, amostra com Curcumina e finalmente amostra com PDT.

Conclusões/Considerações Finais

Pode-se concluir que as técnicas espectroscópicas no infravermelho foram capazes de detectar as alterações estruturais das biomoléculas constituintes da bactéria Pseudomonas aeruginosa ATCC

Referências

Amaral, R. R. (2015). Terapia Fotodinâmica antimicrobiana na endodontia: revisão de literatura. Revista Do Centro Universitário Newton Paiva, (11), 39–41.

Annunzio, S. R. de. (2017). Atividade antimicrobiana sinérgica da terapia fotodinâmica e tetraciclina contra Propionibacterium acnes. Universidade Estadual Paulista - Unesp.

Harrison, F. (2017). Optimised chronic infection models demonstrate that siderophore “cheating” in Pseudomonas aeruginosa is context specific. The ISME Journal, 11(11), 2492–2509. http://doi.org/10.1038/ismej.2017.103

Sakane, kukimo k. (2011). Espectros Infravermelhos da Creatina. Revista Univap, 17(29), 145–156.


Palavras-chave

Pseudomonas aeruginosa, Curcumina, Terapia fotodinâmica, FTIR

Área

Tema livre

Autores

Pablo Herminio Maciel Zambrano Lara, Beatriz Muller Nunes Souza, André Henrique Correia Pereira, Juliana Guerra Pinto, Juliana Ferreira-Strixino Ferreira-Strixino, Kumiko Koibuchi Sakane