Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO MICROBIOLOGICA DA AGUA DE CONSUMO HUMANO NO MUNICIPIO DE BARCARENA - PA
Fundamentação/Introdução
Escherichia coli (E. coli) é uma bactéria que faz parte da microbiota intestinal normal humana. Entretanto, quando em desequilíbrio pode causar gastroenterite e outras doenças, que dependendo da cepa, podem levar a óbito. A grande parte da contaminação ocorre pela ingestão de alimentos e/ou água contaminada.
Objetivos
Descrever a prevalência de E. coli e coliformes totais na água de consumo humano na população de Barcarena.
Delineamento e Métodos
Tratou-se de um estudo transversal analítico de amostras de águas de 123 poços em sítios diversos e em diferentes vilas no município de Barcarena, as amostras foram investigadas quanto aos indicadores de contaminação microbiológica, ou seja, a presença de coliformes totais e Escherichia coli através do substrato cromogênico usando o reagente Colliert. Foram utilizadas 100ml de amostras e incubadas a 37ºC por 24h, o diagnóstico de E. Coli foi realizado por meio de luz ultravioleta. A análise estatística foi realizada, com o auxílio do software Bioestat 5.0. adotando-se o nível de significância de p<0.05.
Resultados
Foram analisados 123 poços no município de Barcarena dos quais 86.1% (70/123) mostraram a presença de coliformes totais e em 56.5% (46/123) foram encontradas presença de E. coli, juntamente com coliformes totais. Foi analisada, também, a turbidez da água nesses poços, nos quais 18.4% (15/123) apresentaram um alto nível de turbidez. Destes poços 93,3% (14/15) estavam contaminados com E. coli, e apenas 6,6% (1/15) não exibiram a contaminação bacteriana. Por outro lado, estes achados evidenciaram que o crescimento de E. coli foi dependente da presença de turbidez na água dos poços (p<0.01).
Conclusões/Considerações Finais
A análise dos resultados demonstrou que a maioria das águas dos poços coletadas no município de Barcarena apresentam condições impróprias para o consumo humano. Esta contaminação pode ter origem nas águas subterrâneas, na captação e/ou nos reservatórios, sendo necessárias medidas de intervenção visando identificação dos focos de contaminação, tratamento da água de consumo, com atenção básica à saúde da população e assim, prevenção de doenças de veiculação hídrica que interferem negativamente na economia e saúde pública.
Referências
1. AYRES, M., AYRES JR, M. AYRES, D.L.; SANTOS A.S. Bioestat 5.0. Aplicações estatísticas nas áreas das ciências biológicas e médicas. Instituto de desenvolvimento sustentável Mamirauá, Belém. 2007
Palavras-chave
E. coli, coliformes totais, contaminação, água.
Área
Tema livre
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - Pará - Brasil
Autores
Nahide Pinto Rodrigues, Rosane do Socorro Pompeu de Loiola, Danielle Nazaré da Silva Salgado, Tereza Cristina de Oliveira Corvelo