Dados do Trabalho
Título
ENGENHARIA DE TECIDOS: DESENVOLVIMENTO DE SCAFFOLDS COMPOSTOS POR GEL DE ALOE VERA E FIBROINA, ATRAVES DE UM DISPOSITIVO RECEM ELABORADO EM PROL DA OTIMIZAÇAO DE EQUIVALENTES DERMO-EPIDERMICO
Fundamentação/Introdução
A capacidade de realizar transplantes de órgãos e tecidos possibilitou e possibilita até os dias atuais salvar a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Mas ainda assim, considerando a alta incidência de casos de queimaduras e milhares de pessoas que sofrem com úlceras cutâneas, é notório que a disponibilidade de pele homóloga atualmente é insuficiente, o que torna a engenharia de tecidos uma ferramenta fundamental no desenvolvimento de novos substitutos dermo-epidérmico.
Objetivos
Obter scaffolds compostos por gel de Aloe Vera (Aloe barbadensis Miller) e fibroína extraída de casulos do bicho-da-seda (Bombyx mori), através de um dispositivo recém elaborado em prol do desenvolvimento de equivalentes dermo-epidérmico.
Delineamento e Métodos
Estudo experimental, com seleção de materiais e equipamentos afins, projeção e construção de um protótipo/dispositivo específico para o desenvolvimento de scaffolds de gel de Aloe Vera e fibroína, o qual teve como princípio padronização e desenvoltura, além de atuar em todas as etapas ao decorrer do procedimento. Sendo sua eficácia avaliada através de testes de sintetização.
Em seguida, utilizando o equipamento elaborado, foram sintetizados uma série de scaffolds, o qual partiu da remoção de sericina dos casulos de Bicho-da-seda, obtendo uma estrutura de fibroína, sendo posteriormente conjugadas com certa quantidade de solução principal, determinada através de uma série de cálculos desenvolvidos objetivando maximizar as semelhanças entre os scaffolds em relação ao tecido nativo.
Resultados
Após construção e avaliação do dispositivo, contatou-se que o mesmo atingiu os objetivos, permitindo sintetizar scaffolds em um curto período de tempo, com alta praticidade e confiabilidade, garantido que os suportes mantenham suas propriedades físico-químicas estabelecidas, que por sua vez, assemelharam-se desde o nível estrutural a molecular, incluindo em quantidades de componentes necessários para regeneração tecidual.
Conclusões/Considerações Finais
Em virtude da construção do dispositivo que permitiu a síntese dos scaffolds utilizando esta nova combinação de biomateriais, ambos apresentam grande potencial em aplicações biomédicas, a partir do processamento com rapidez e menor custo-benefício, tornando o produto final mais acessível para aqueles que o almejam.
Palavras-chave
Engenharia de tecidos. Pele. Aloe Vera. Fibroína. Dispositivo.
Área
Tema livre
Instituições
ESFA- ESCOLA SUPERIOR SÃO FRANCISCO DE ASSIS - Espírito Santo - Brasil
Autores
PABLO PRATA ALMEIDA, GERLANE DE SOUZA PEREIRA DA COSTA, THALIA HENKE, MAYRA CAMPISTA CORTELETTI