Dados do Trabalho
Título
DESENVOLVIMENTO DE NANOCAPSULAS BIODEGRADAVEIS PARA LIBERAÇAO SUSTENTADA DE HEPARINA EM SUBSTITUTOS VASCULARES
Fundamentação/Introdução
Os enxertos vasculares sintéticos são bastante utilizados em procedimentos cirúrgicos de revascularização. Contudo, os enxertos de pequeno diâmetro atualmente disponíveis apresentam uma alta taxa de falha, principalmente pela formação de trombos em seu interior. Assim, novos enxertos vasculares, com a capacidade de evitar trombose, devem ser desenvolvidos. As nanocápsulas (NC) são sistemas carreadores que possibilitam a liberação sustentada de fármacos, como anticoagulantes, e que podem ser associadas a biomateriais vasculares.
Objetivos
Desenvolver NC contendo heparina, visando sua posterior associação a biomateriais vasculares.
Delineamento e Métodos
Este trabalho trata-se de um estudo experimental, onde NC foram desenvolvidas utilizando poli(ácido láctico-co-glicólico) (PLGA), pela técnica de electrospraying (ES). Para a produção das NC, preparou-se uma fase aquosa dissolvendo-se 0,06 g de Span 60 a 2 mL de diclorometano e 1 mL de água, utilizando-se as seguintes concentrações de heparina (Hep): 0 (grupo controle), 10 ou 20 mg de heparina. Essa fase aquosa foi adicionada à fase orgânica, composta por 0,3 g de PLGA, 0,5 g de PEG, 0,6 mL de mistura de triglicerídeos, 5 mL de clorofórmio e 15 mL de tetraidrofurano. Após a homogeneização, as emulsões resultantes foram submetidas ao processo de ES. Diferentes parâmetros de ES foram testados até que cápsulas homogêneas e redondas fossem observadas em microscópio óptico. O diâmetro, o índice de polidispersão (PDI) e o potencial zeta das NC foram avaliados (n=3).
Resultados
Quando a emulsão controle (0 mg de Hep) foi submetida ao ES, cápsulas esféricas foram obtidas quando 15 kV de tensão, 16,5 cm de distância entre agulha e placa coletora e 0,6 ml/h de fluxo foram utilizados. Quando 10 mg de Hep foram adicionados à emulsão, a tensão e a distância precisaram ser ajustadas para 11kV e 19 cm, respectivamente. Para as emulsões contendo 20 mg de Hep, 15 kV foram aplicados. As NC controle apresentaram 301,3 ± 14,5 nm de diâmetro médio, 0,398 ± 0,05 de PDI e -34,2 ± 2,3 de potencial zeta. As NCs da emulsão de 10 e 20 mg de Hep apresentaram 207,0 ± 12,8 e 220,5 ± 34,3 nm de diâmetro, 0,392 ± 0,07 e 0,494 ± 0,03 de PDI e -29,0 ± 2,3 e -29,1 ± 3,2 mV de potencial zeta, respectivamente.
Conclusões/Considerações Finais
NC foram produzidas com sucesso pela técnica de ES e a adição de heparina não alterou sua estabilidade, podendo ser facilmente associadas a biomateriais para uso como enxertos vasculares na engenharia de tecidos.
Palavras-chave
nanocápsulas, heparina, electrospraying, enxertos vasculares, medicina regenerativa, engenharia de tecidos
Área
Tema livre
Instituições
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
Bruna Borstmann, Daikelly Iglesias Braghirolli, Patricia Pranke