I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

A IMPORTANCIA DO ANATOMOPATOLOGICO POS-MORTE EM CORAÇAO COLETADOS EM NECROPSIA PARA CONFIRMAÇAO DE DOENÇA DE CHAGAS

Fundamentação/Introdução

: A doença de Chagas (DC) é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, os vetores são os triatomíneos, insetos hematófagos popularmente conhecidos como barbeiros ou bicudos. A doença apresenta uma fase aguda que pode ser sintomática ou não, podendo evoluir para as formas crônicas caso não seja tratada precocemente com medicamento específico. Superada a fase aguda, aproximadamente 60% dos infectados evoluirão para uma forma indeterminada, sem nenhuma manifestação clínica da doença de Chagas e com exames complementares sem alterações. Os demais desenvolverão formas clínicas crônicas, divididas em três tipos de acordo com as complicações apresentadas: cardíacas, digestivas ou cardíacas e digestivas. Sendo a endocardite e a miocardite as principais causas de óbitos por esta doença. Quando se apresentam de forma assintomática, o individuo portador da DC pode vir a óbito de forma fulminante, podendo só identificar a doença após a realização do anatomopatológico do coração, coletado em necropsia. Dados da Organização Pan-Americana da Saúde mostram que no ano de 2018, mais de 12 mil pessoas irão a óbito por DC, dentre os quase 6 Milhões de Contaminados em 21 países da América Latina.

Objetivos

Relatar a importância do anatomopatológico pós-morte a fim de esclarecer a causa, tão como destacar as características encontradas no exame macroscópico do anatomopatológico.

Delineamento e Métodos

Para realizar este trabalho de Revisão sistemática de literatura , foi feita a seleção de artigos científicos e relatos de casos em bases de dados, como Lilacs, Scielo e PubMed , tendo de forma sistemática seus dados tabulados pela plataforma TabWin relacionados com as mortes por Doença de Chagas e anatomopatológico de coração pós necropsia.

Resultados

Os dados tabulados estabelecem que exista uma ligação entre a intensidade de miocardite comparada sintomatologia do paciente, em uma escala de cruzes (+), os anatomopatológicos de 75% dos pacientes assintomáticos apresentavam +++, quando 60% dos pacientes que apresentaram dispneia, tontura, perda da consciência e outras queixas, apresentavam + ou ++. Sendo dos analisados 90% do sexo masculino, sendo 70% Operários, lavradores ou pedreiros.

Conclusões/Considerações Finais

Portanto, diante da leitura e dos resultados encontrados, ver-se que se faz indispensável a implantação dos exames cardiovasculares periodicamente em áreas de risco, para que permitam a identificação de miocardites e endocardites precocemente em paciente assintomáticos.

Referências

Palavras-chave

Anatomopatológico, Doença de chagas, morte fulminante.

Área

Tema livre

Instituições

Universidade Tiradentes - Sergipe - Brasil

Autores

Tayanara Gonçalves Santos Casaes, Jhimmy Willian Silva Santos, Karen Silva Matos, Maria Luiza Gonçalves Silva, Débora Maria Santos Silva