I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

CARVAO ATIVADO DERIVADO DA ENTRECASCA DA CASTANHA DO CAJU (ANACARDIUM OCCIDENTALE, L.): USO NA MELHORIA DA QUALIDADE DA AGUA NO INTERIOR DO CEARA

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: a poluição hídrica que se alastra pelos últimos anos é motivo de preocupação mundial. Essa inquietação é responsável pelo grande número de estudos nessa área que visa a melhoria da qualidade da água. Com isso, a busca por novas tecnologias para o tratamento hídrico vem crescendo nos últimos tempos.

Objetivos

OBJETIVOS: desenvolver meio filtrante a partir do carvão ativado (CA) derivado da entrecasca da castanha do caju (ECC) (Anacardium occidentale, L.) para o tratamento de águas destinadas ao consumo humano no interior de Ocara-CE.

Delineamento e Métodos

MÉTODOS: a pesquisa tratou-se de um estudo prospectivo de caráter experimental. Para o estudo, foram selecionados ECC devidamente coletadas em uma indústria de castanha de caju localizado no município de Ocara-CE. Após a obtenção, as amostras foram selecionadas e submetidas à câmara desumidificadora. 100g da castanha do caju foram pesadas e submetido ao processo de pirólise para sua ativação física. Para a elaboração do filtro, foram utilizadas colunas de cromatografia como suporte, e 2,5g do CA oriundos do fruto do caju juntamente com outros elementos filtrantes como a areia fina, areia grossa e algodão. A amostra de água utilizada no estudo foi coletada de um pequeno açude localizado no município de Ocara, estado do Ceará. As amostras passaram por duas analises, sendo uma antes da filtração e outra após filtração na coluna de cromatografia.

Resultados

RESULTADOS: após do processo de pirólise o CA da castanha apresentou-se em grânulos grosseiros com uniformidade e seu tempo de filtração foi de 1/34 g/s (gotas/segundos). Após o processo de filtragem houve melhoras em alguns dos parâmetros estudados, dentre eles, a cor, a turbidez, o sódio, magnésio, ferro e amônia. A turbidez e cor se destacam por reduções de respectivamente 26% e 47% em relação a amostra controle, fazendo com que essa amostra se enquadrasse na legislação em relação a esses parâmetros, no entanto, outros parâmetros apresentaram alterações que causaram efeitos contrários na qualidade final da água após a filtração como o caso dos sólidos totais dissolvidos e da condutividade elétrica.

Conclusões/Considerações Finais

CONCLUSÕES: apesar dos resultados obtidos serem relevantes, mais estudos que utilizem essa matéria-prima devem ser realizados, com o intuito de maximizar os resultados, de maneira que futuramente esses meios filtrantes sejam utilizados, tanto em uso doméstico, como industrial.

Área

Tema livre

Autores

Hudson Pimentel Costa, Maria Gomes Gildo, Deyk Calixto Paz, Lívia Paulia Ribeiro, Rogério Nunes Santos