I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

VACINAS ANTIPARASITARIAS: DESAFIOS E OS GANHOS PARA A SAUDE PUBLICA – UMA REVISAO DE LITERATURA

Fundamentação/Introdução

A vacinação é uma das maiores e mais importantes descobertas na história da medicina e é o método profilático mais bem elaborado aplicável na erradicação e prevenção de doenças infecciosas causadas por diferentes agentes patogênicos. Sendo as parasitoses um grave problema de saúde pública, principalmente em países menos desenvolvidos, são motivos de muitas preocupações para os profissionais da saúde, portanto a pesquisa e criação de vacinas eficientes e seguras contra elas, seria a medida mais adequada de prevenção, controle e erradicação dessas doenças infecciosas.

Objetivos

Demonstrar a importância, os ganhos para a saúde pública ao se desenvolver vacinas antiparasitárias para humanos assim como seus desafios.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo de revisão de literatura, cujas consultas às publicações científicas foram realizadas na base de dados Google acadêmico. Os estudos foram selecionados obedecendo aos seguintes critérios de inclusão: período de publicação a partir de 2016, realizados no Brasil e publicados em língua portuguesa. Descritores: vacinas, parasitoses, desenvolvimento

Resultados

Foram analisados 5 estudos publicados. Pode-se observar que o desenvolvimento de vacinas antiparasitárias auxiliará grande parte da população mundial que convive constantemente com infecção e reinfecção dessas doenças, uma vez que a maioria delas são negligenciadas, tornando-se um grave problema de saúde pública. Ressalta-se que os tratamentos com os fármacos específicos têm seus efeitos, mas não previnem a doença e pode vir a provocar efeitos colaterais com seu uso. Evidencia-se atualmente uma grande preocupação por parte da comunidade científica em desenvolver vacinas com respostas promissoras, porém dificuldades e desafios são enfrentados a todo momento, como por exemplo os mecanismos imunológicos dos parasitos que não são tão compreendidos devido à natureza complexa do ciclo de vida de muitos deles.

Conclusões/Considerações Finais

Atualmente várias pesquisas referentes aos desenvolvimentos de vacinas antiparasitárias caminham em passos largos para auxiliar e melhorar a qualidade de vida da população que vivem sob riscos dessas infecções. Apesar dos desafios enfrentados, como principalmente a falta de conhecimento sobre a modulação da imunidade desses parasitos, a estratégia de vacinação ainda é, idealmente, a melhor alternativa para o controle dessas doenças.

Referências

BALDI, Jenifer; SANTOS, Lucimar Teixeira. Avanços no Desenvolvimento de vacinas contra Esquistossomose. 2015. 44 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) Curso de Biomedicina - Faculdade de Americana, Americana, 2015.

CRAVO, Maria Carolina Marques. Desenvolvimento de vacinas contra Giardia lamblia. 2016. 31 f. Dissertação (Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas) - Faculdade de Farmácia- Universidade de Coimbra.

GUERRA, Ângela Cristina Mendes. Desenvolvimento de vacinas contra Plasmodium sp.: a vacina RTS,S. 2017. 79 f. Dissertação (Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas) - Faculdade de Farmácia- Universidade de Coimbra.

COREA, Andrés Felipe Mêndez. Uso de Adjuvantes (Caf 09, Caf 01 E Mpl) Mucosa-Compatíveis na Formulação De Vacinas Contra a Leishmaniose Viceral. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia do Centro de Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.

PAULA, Alessandra Teixeira. Avaliação do Potencial Imunogênico e Protetor da Vacina Contra Doença de Chagas pela estratégia “Prime-Boost” Heterólogo Dna/Rntpdase-1. 2018. 44 f. Tese (Doutorado Biologia Celular e Estrutural) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa MG, 2018.

Palavras-chave

Vacinas antiparasitárias, parasitoses, pesquisa

Área

Tema livre

Instituições

Universidade Federal de Jataí - Goiás - Brasil

Autores

Laine Aran de Lima, Alexia Jesus Araújo, Webster Leonardo Guimarães Costa , Hanstter Hallison Alves Rezende