Dados do Trabalho
Título
PREVALÊNCIA DE ALTERAÇÕES NO EXAME QUALITATIVO DE URINA (EQU) DE MULHERES IDOSAS ATENDIDAS EM UM LABORATÓRIO ESCOLA DE ANALISES CLINICAS
Fundamentação/Introdução
As infecções do trato urinário (ITU) são patologias muito frequentes em mulheres, sendo que a prevalência de infecções urinarias aumenta com a idade. Neste sentido, a população geriátrica tem maior risco de contrair infecções por várias razões, como mudanças fisiológicas causadas pelo envelhecimento e, consequentemente, a diminuição da capacidade funcional, ocasionando um acréscimo de enfermidades crônicas e debilitantes. O exame qualitativo de urina (EQU) é uma exame de rotina no laboratório de análises clínicas, capaz de detectar sinais de alterações no trato urinário, como bacteriúria, leucocitúria, hemoglobinúria, proteinúria, entre outros.
Objetivos
Avaliar a prevalência de alterações no EQU de mulheres idosas atendidas em um Laboratório Escola de Análises Clínicas (LAC) no ano de 2017.
Delineamento e Métodos
Estudo transversal retrospectivo, através do qual foram avaliados os exames de EQU de 67 mulheres idosas (mais de 60 anos) que foram atendidas no LAC no ano de 2017, afim de verificar a frequência de alterações em cada parâmetro do referido exame.
Resultados
A média de idade das mulheres contempladas neste estudo foi de 71,2 ± 6,1 anos, sendo que a idade mínima foi de 60 anos e a idade máxima foi de 91 anos. Os parâmetros com maiores prevalências de alterações foram turbidez (18%), hemoglobinúria (34%), glicosúria (12%), hematúria (16%), leucocitúria (18%) e bacteriúria aumentada (18%). Uma idosa com leucocitúria apresentou cilindro leucocitário. Foram descritos também presença de 13% de cristais de oxalato de cálcio e de 3% de cilindros hialinos.
Conclusões/Considerações Finais
As principais alterações encontradas no EQU nas mulheres idosas foram compatíveis com infecção do trato urinário, no entanto, deve-se realizar o exame de urocultura para confirmar a referida infecção. O EQU é um exame útil na triagem de alterações do trato urinário, principalmente nas populações com vulnerabilidade aumentada de desenvolvimento de patologias urológicas, como os idosos.
Palavras-chave
Envelhecimento. Alterações Urinárias. Exame Qualitativo de Urina.
Área
Tema livre
Autores
MARIA LETÍCIA MELLO, THAÍS SANTOS DA COSTA, PATRÍCIA RIZZI, CAMILA PILECO CAPELETI, MARIANA MIGLIORINI PARISI