Dados do Trabalho
Título
PREVALENCIA DE ANEMIA EM CRIANÇAS ATENDIDAS POR UM PROJETO DE EXTENSAO UNIVERSITARIA NA ESTRATEGIA DE SAUDE DA FAMILIA JARDIM PRIMAVERA DE CRUZ ALTA
Fundamentação/Introdução
Introdução: Anemia é a diminuição da taxa de hemoglobina no sangue periférico e representa um problema de saúde global. A deficiência de ferro é responsável por 75% de todos os casos de anemia, principalmente em crianças. As crianças abaixo de dois anos são o grupo que apresenta maior risco para anemia ferropênica devido ao abandono precoce do aleitamento materno e a dieta de transição imprópria associados à velocidade de crescimento acelerado. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Jardim Primavera de Cruz Alta atende uma população caracterizada por grande vulnerabilidade social, composta por crianças que apresentam características de propensão ao desenvolvimento de anemias.
Objetivos
Avaliar a prevalência e classificar morfologicamente os casos de anemia em crianças atendidos por um projeto de extensão universitária na ESF Jardim Primavera de Cruz Alta.
Delineamento e Métodos
Metodologia: Estudo transversal retrospectivo, através do qual foram levantados os dados do eritrograma de todas crianças de 6 meses a 12 anos, atendidas em um Projeto de Extensão Universitária do curso de Biomedicina, nos anos de 2017 e 2018.
Resultados
Resultados: Das 78 crianças atendidas pelo projeto de extensão universitária, 17 (21,7%) possuíam anemia. Quando o grupo de crianças foi estratificado por idade, foi possível detectar uma prevalência significativamente maior de anemia nas crianças com idade inferior a 2 anos comparativamente aquelas com idade superior a 2 anos (p=0,03, Odds ratio=3,6). Em relação à morfologia eritrocitária, foi demonstrado que 8 crianças tiveram anemia microcitica hipocromica com anisocitose, 1 criança teve anemia microcitica com anisocitose mas sem hipocromia, e 3 crianças tiveram anemia com microcitose sem anisocitose e sem hipocromia, sugerindo que a maior parte das anemias pode ter como causa a deficiência de ferro.
Conclusões/Considerações Finais
Conclusões: Demonstramos alto percentual de anemia com características morfológicas compatíveis com anemia ferropênica. Estes dados podem servir de subsídio para o melhor conhecimento das características clínicas referentes a anemias das crianças atendidas na ESF Jardim Primavera, auxiliando o planejamento e estabelecimento de estratégias de prevenção e tratamento para a anemia ferropênica, a fim de melhorar a qualidade de vida das crianças do estudo.
Palavras-chave
anemias, vulnerabilidade social, hemoglobina, projeto de extensão, infância
Área
Tema livre
Instituições
Universidade de Cruz Alta - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
Thais dos Santos da Costa, Gabriela Campos Lourenço, Lucas dos Santos Silveira, Mariana Migliorini Parisi