I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

METODOLOGIA ATIVA DINAMICA EM SALA DE AULA PARA O ENSINO-APRENDIZADO DA TRANSCRIÇAO GENICA

Fundamentação/Introdução

A metodologia ativa cria um ambiente propício para que o acadêmico tenha a possibilidade de ser resolutivo frente a um desafio, gerando um perfil profissional que está em consonância com as competências gerais dos profissionais da saúde e com as diretrizes curriculares nacionais. Tornar o ambiente de estudo agradável e dinâmico torna o aprendizado muito mais adequado, prazeroso e efetivo. A adoção de metodologias ativas emerge neste sentido ao proporcionarem uma dinâmica diferenciada em sala de aula, fazendo com que todos no grupo façam parte interativa na construção do conhecimento. No desenvolvimento do conhecimento de questões conceituais ásperas, como a transcrição de genes, sair do conforto da aula expositiva parece vital no atingimento do conhecimento.

Objetivos

Propor a experiência de utilização de metodologia ativa – em unidade curricular de Processos Biológicos, disciplina do eixo da fundamentação biológica pertencente ao primeiro semestre do curso de Biomedicina – no intento de fixar conceitos de gene, transcrito primário, processamento e mRNA maduro, oportunizando ao aluno uma forma que o permita condensar o passo-a-passo da transcrição gênica.

Delineamento e Métodos

Cada aluno recebe uma folha de papel A4 em branco e uma caneta colorida (preta ou vermelha). O papel deve ser dividido em quatro partes iguais e, em cada uma delas, deve ser grifada uma letra correspondente a uma base nitrogenada de DNA ou RNA (A para adenina, T para timina, C para citosina, G para guanina ou U para a uracila). Os papéis são colados com fita adesiva no quadro, formando uma sequência de nucleotídeos. Por complementariedade, a outra sequência é produzida, formando a dupla fita de DNA. Propor-se-á a identificação das extremidades 3’ e 5’ de cada fita, bem como a sequência promotora e a identificação das fitas molde e codificadora. Deve ser formado o pré-mRNA e, em seguida, a retirada dos nucleotídeos na cor vermelha que representam os éxons, para a formação do mRNA maduro.

Resultados

Durante todo o processo há grande chance de reforçar os conceitos básicos da transcrição. O princípio fundamental da metodologia é que, partir de um determinado momento, os alunos se movimentarão sozinhos, fazendo a tomada de decisão para a correta solução dos mecanismos que ocorrem durante o processo.

Conclusões/Considerações Finais

A metodologia ativa da transcrição mostrou-se um excelente procedimento por ser capaz de desenvolver competências no aluno além de evidenciar a aplicabilidade da fundamentação biológica na prática clínica futura.

Referências

Palavras-chave

transcrição, metodologia ativa, ensino.

Área

Tema livre

Instituições

Centro Universitário Ritter dos Reis - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Iohana Dornelles Machado, Adroaldo Lunardelli