Dados do Trabalho
Título
ANALISES FUNCIONAIS E ESTRUTURAIS DO PEPTÍDEO ANTIMICROBIANO SINTÉTICO PADBSR1R3F10
Fundamentação/Introdução
A busca por novas moléculas capazes de interromper a disseminação e o poder de devastação de microrganismos multirresistentes se tornou um ponto importante para tratamentos efetivos na saúde pública. Peptídeos antimicrobianos (PAM’s) têm sido estudados funcional e estruturamente como modelos para drogas com melhor potencial antimicrobiano e baixo custo, aumentando as chances de combate e erradicação de bactérias multirresistentes.
Objetivos
Aqui apresentamos a caracterização funcional e estrutural do peptídeo catiônico sintético PaDBS1R3F10 derivado de uma proteína ribossomal de Pyrobaculum aerophilum.
Delineamento e Métodos
PaDBS1R3F10 foi gerado através de métodos de janela de deslizamento baseados na sequência de um PAM com 19 aminoácidos, PaDBS1R3, derivado de P. aerophilum. No total, foram gerados 10 fragmentos e o décimo (PaDBS1R3F10) foi selecionado devido a seus melhores resultados frente Pseudomonas aeruginosa. Foram realizados ensaios de concentração inibitória mínima (CIM) frente a 14 cepas bacterianas Gram-positivas e –negativas. P. aeruginosa foi selecionada para avaliação da atividade antibiofilme. Posteriormente, 2X o CIM foram testados contra P. aeruginosa em ensaios in vivo através de modelo de escarificação na pele de camundongos. O potencial hemolítico e citotóxico também foi avaliado. A caracterização da estrutura secundária de PaDBS1R3F10 foi determinada através de dicroísmo circular em água, tampão fostato 10 mM, TFE 30-50% e SDS 25-50 mM.
Resultados
PaDBS1R3F10 apresentou os melhores resultados de CIM frente a Escherichia coli (4 - 32M), Enterococcus faecalis (4 - 8M) e P. aeruginosa (32M). PaDBS1R3F10 também se mostrou capaz de eliminar células de P. aeruginosa em biofilmes até 16M, contudo não foi capaz de erradicá-lo. Além disso, foi observada a diminuição de 103 UFC.mL-1 de cepas de P. aeruginosa no ensaio in vivo. Atividades citotóxicas não foram detectadas contra células HUVEC/3T3-L1 e efeitos citotóxicos não foram reportados em eritrócitos humanos. Estruturalmente, PaDBS1R3F10 adota conformação em -hélice em água e tampão. Já em TFE apresenta formação fraca de -hélice e conformação de folhas- em micelas de SDS.
Conclusões/Considerações Finais
Em resumo, PaDBS1R3F10 foi caracterizado aqui como um peptídeo antimicrobiano e antibiofilme sem efeitos colaterais a células de mamíferos, além de apresentar plasticidade dependente do ambiente.
Palavras-chave
Peptídeo antimicrobiano, desenho racional, dicroísmo circular, biofilmes
Área
Tema livre
Autores
Amanda Loren de Oliveira Brandão, Elizabete de Souza Cândido, Karen Garcia Nogueira Oshiro , Marlon Henrique Cardoso, Octávio Luiz Franco