I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

OCORRENCIA DE PARASITAS INTESTINAIS EM CAES DIAGNOSTICADOS COM CINOMOSE EM UM SERVIÇO DE ACOLHIMENTO NA CIDADE DE JOINVILLE-SC

Fundamentação/Introdução

A cinomose canina é uma enfermidade infecto contagiosa causada pelo vírus da família paramyxovirus que afeta canídeos. Possui ocorrência mundial não apresentando sazonalidade, com maior incidência em animais jovens, podendo acometer qualquer idade.
Se manifesta clinicamente em forma aguda caracterizada por febre repentina, anorexia, conjuntivite e depressão, tosse seca ou produtiva, secreção nasal e óbito em 2 ou 3 dias. Os efeitos gastrointestinais incluem vômito, diarreia eventualmente sanguinolenta, alterações neurológias e comportamentais.
Embora reconhecida a ocorrência de parasitoses em cães, não há descrição na literatura veterinária que há aderência entre os animais infectados com cinomose e a ocorrência de enteroparasitas.

Objetivos

Verificar a propensão de animais infectados com cinomose, estarem infectados com enteroparasitas.

Delineamento e Métodos

As amostras foram coletadas em um abrigo animal na cidade de Joinville -SC entre os meses de junho e agosto de 2018.
Foram coletadas as amostras de fezes de 43 animais, colhidas em até 1 hora após defecadas, e posteriormente identificadas. Todas as amostras foram acondicionadas em potes de coleta com Formol para conservação das mesmas.
Para a análise das amostras foi escolhido o método de Ritchie, pois este permite melhor recuperação de ovos e cistos para verificação de endoparasitose nas amostras. Como meio de analise estatística foi utilizado o teste Qui-quadrado.

Resultados

Do total de 43 amostras de fezes examinadas, 23 foram positivos para presença de alguma forma de resistência (ovo ou cisto), ou 53%. Recuperando as amostras com animais diagnosticados com cinomose das 10 amostras, 6 apresentaram algum tipo de infecção, representando 60%.
Os inquéritos realizados no Brasil, apontam alta incidência de infecção por parasitas em animais errantes e mesmo domésticos. Além de ovos de ancilóstomo, cistos de Giardia lamblia estavam presentes em aproximadamente 30% das amostras.

Conclusões/Considerações Finais

O presente estudo demostrou que a ocorrência de parasitas em animais com cinomose foi significativamente maior que a ocorrência de parasitas nos animais albergados sem cinomose. Nesse contexto mais estudos são necessários para elucidar a mecanística biológica entre a interação de ambas as infecções e se a infecção viral favorece a proliferação e consequente diminuição da resistência favorecendo o aumento do risco de infecções parasitárias.

Referências

Palavras-chave

Área

Tema livre

Instituições

Unisociesc - Santa Catarina - Brasil

Autores

Flávia Cheila Ternoski, Camila Roque, Andressa Rode, Luzia Aparecida Venturi, Victor Hugo P. da Silva