Dados do Trabalho
Título
VALIDAÇAO DO DIAGNOSTICO POR IMAGEM EM ULTRASSOM E SUA APLICABILIDADE NA ESTETICA CORPORAL
Fundamentação/Introdução
O sobrepeso e a demasia de gordura em determinados locais do corpo afetam grande parcela da população. Uma vez que a gordura localizada torna-se uma adversidade estética, procedimentos relativos à beleza corporal podem ser empregados para sua resolução. Obtém-se, a partir disso, a imprescindibilidade de avaliar eficácia e evolução destes tratamentos. Assim, se faz necessária a busca por técnicas que auxiliem nesta avaliação. Estudos já apontam o potencial do diagnóstico por imagem em ultrassonografia (US) como validador na redução de gordura abdominal antes, durante e após tratamentos baseados em radiofrequência, criolipólise ou fonoforese.
Objetivos
Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão literária reunindo informações que auxiliem na validação da técnica de US para este fim.
Delineamento e Métodos
O presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura, do tipo narrativa. A coleta de dados foi realizada através das bases Scielo, Pubmed, MedLine, NCBI, Researchgate e Onelibrary.wiley. No total foram selecionados 30 artigos em português, inglês e espanhol, entre 2005 e 2017.
Resultados
A técnica de ecografia utilizada no diagnóstico por imagem foi desenvolvida na década de 50 e, desde então, é referência na avaliação de alterações fisiológicas e anatômicas no corpo humano. O processo consiste no envio de ondas de ultrassom para o tecido aguardando que este responda com eco. A diferença de tempo de emissão-recepção do som produz por conversão de sinal eletromecânico imagens em tons cinza que definem características como dimensão, vascularização e alteração morfológica dos tecidos avaliados. A técnica de US consegue determinar a camada adiposa servindo como método preciso e acurado. Podendo seguramente ser repetido caso necessário sem oferecer riscos e danos à saúde dos pacientes submetidos. Além disso, a US possui a vantagem de ter baixo custo, ser simples, prático e seguro, apesar de necessitar de equipamentos específicos e de profissionais especializados.
Conclusões/Considerações Finais
Conclui-se que o diagnóstico por imagem em US, tem a capacidade de validar a redução de gordura abdominal após tratamentos específicos. Ainda, a técnica pode ser associada aos protocolos estéticos, pois as imagens obtidas permitem mensurar em centímetros a gordura subcutânea e visceral. Tendo em vista a ânsia de o paciente perceber mudanças e a eficácia do procedimento, a complementação das técnicas se torna fundamental para tal fim trazendo benefícios para paciente e profissional.
Palavras-chave
aesthetic ultrasound, abdominal fat, diagnosis ultrasound, validation ultrasound abdominal fat.
Área
Tema livre
Instituições
Faculdade Especializada na Área de Saúde do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
Tuanne Machado Ribeiro, Daniel Silva De Souza