I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

OS EFEITOS DO ACIDO GENTÍSICO NO TUMOR ASCÍTICO DE EHRLICH EXPERIMENTALMENTE INDUZIDO EM CAMUNDONGOS

Fundamentação/Introdução

O ácido gentísico (AG) é principalmente um produto de adição de ácido salicílico e radicais de hidroxila, e sua formação ocorre in vivo. Há evidências indicando que o AG possui atividade biológica, como propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimutagênicas.

Objetivos

O presente trabalho avaliou o efeito antitumoral do AG em camundongos Swiss inoculados com tumor de Ehrlich, bem como o tempo de sobrevivência dos animais com câncer experimental.

Delineamento e Métodos

Para transplante de tumor: camundongos foram inoculados intraperitonialmente com 1 x 106 células de carcinoma ascítico de Ehrlich e então divididos em cinco grupos (n=5). O modelo de carcinoma ascítico de Erlichi foi utilizado para investigar a atividade antitumoral de AG (50 mg/kg, via oral), após dez dias de tratamento. A taxa de sobrevivência foi avaliada. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Uso de Animais (CEUA) da Universidade do Estado do Pará, certificado nº03/2017.

Resultados

A atividade antitumoral do AG in vivo foi observada quando o fármaco foi capaz de efetivamente inibir 34% em comparação com o grupo controle não tratado. No tratamento com o fármaco padrão metotrexato(10 mg/ kg,via intraperitonial ) houve também uma redução de 34% do crescimento do tumor. Além disso, o AG aumentou a taxa de sobrevida em 26%.

Conclusões/Considerações Finais

Em conclusão, nossos resultados revelam que o complexo tem a capacidade de suprimir o tumor ascítico e aumentar a sobrevida de animais com o câncer experimental.

Referências

Palavras-chave

Área

Tema livre

Autores

LUCAS JOSÉ DO NASCIMENTO CRUZ, DANIELE CARVALHO MILLER, JADSON JOSÉ GUIMARÃES da POÇA, ANDERSON BENTES de LIMA, FABÍOLA RAQUEL TENÓRIO OLIVEIRA