Dados do Trabalho
Título
Análise quali-quantitativa dos lixos das praias de Outeiro, Pará, Norte do Brasil
Fundamentação/Introdução
Resíduos domésticos e industriais depositados diretamente no mar constituem-se como achados de lixo marinho. A ocorrência de resíduos sólidos em praias, proveniente do lixo marinho e do descarte inadequado pelos frequentadores, tem sido reportada em muitas áreas costeiras brasileiras.
Objetivos
Caracterizar e quantificar resíduos sólidos presentes nas praias do distrito de Outeiro, no Pará, além de determinar o grau de sujidade.
Delineamento e Métodos
Trata-se de um estudo observacional. As amostras foram coletadas (com luvas e sacos de lixo) em duas praias: Praia Grande e Praia do Amor. A Praia Grande possui 806 metros(m) de extensão e a Praia do Amor possui 367m. Para análise quali-quantitativa de lixo marinho, dividiu-se a região de estudo em 10 transectos (5 em cada praia), com trenas, medindo 10m2, estendendo-se desde a linha de água da maré-baixa até o limite com ação antrópica. Vale salientar que ocorre a coleta de resíduos sólidos e haviam lixeiras distribuídas nessas praias. Os resíduos presentes foram coletados, separados, categorizados e quantificados. Os dados foram registrados em tabelas com a identificação da praia e do número do transecto de procedência. Para a quantificação dos materiais sólidos coletados, foram utilizados o Índice Geral (IC) que engloba todos os materiais da amostragem e o Clean Cost Index (CCI) que considera apenas itens plásticos em seus cálculos, fornecendo o grau de sujidade das praias.
Resultados
Na Praia Grande foram encontrados um total de 512 itens de lixo, sendo 387 de plásticos, destacando-se cigarros e bitucas (30%), recipientes de comida (23%) e tampinhas de garrafa (18%). Além desses, foram encontrados tecido, vidro e cerâmica, metal, papel e papelão, borracha, madeira e diversos. O cálculo do IC totalizou em 1,024 itens por metro quadrado (/m²), enquanto que o CCI totalizou 15,48/m², classificando-a como suja. Na Praia do Amor foram encontrados um total de 57 itens de lixo, sendo 51 itens de plástico, destacando-se os recipientes de comida (31%), garrafas (21%) e cigarros e bitucas (14%). Além desses, foram encontrados os mesmos itens da primeira praia. O cálculo do IC resultou em 0,114 itens/m², enquanto o CCI resultou em 2,04/m², classificando-a como limpa.
Conclusões/Considerações Finais
Os resultados revelam a presença de lixo nas duas praias, sendo em maior número encontrado na Praia Grande. Esse lixo representa um grave problema devido aos impactos ambientais e uma ameaça à saúde dos banhistas.
Referências
ALKALAY, R.; PASTERNAK, G.; ZASK, A. Clean-coast index- Anew approach for beach cleanliness assessment. Ocean and Coastal Manegement; v.50, p. 352-362, 2007.
CHESHIRE, A. et al. Guidelines on Survey and Monitoring of Marine Litter. UNEP Regional Seas Reports and Studies. 117p, 2009.
FERNANDINO, G.; Análise Quali-quantitativa de Poluição por Plástico na Praia de Itaquitanduva-SP, Brasil. Cadernos de Geociências, v. 9, n. 2, nov. 2012.
NEVES, R. C. et al. Análise Qualitativa da Distribuição de Lixo na Praia da Barrinha (Vila Velha - ES). Revista da Gestão Costeira Integrada/Journal of Integrated Coastal Zone Management. 11(1): 57-64 (2011).
Palavras-chave
Estudo observacional, lixo, plásticos.
Área
Tema livre
Instituições
Universidade do Estado do Pará - Pará - Brasil
Autores
Erika Danielle Ribeiro Dourado, Lyvia de Nazaré de Oliveira Barros, Alessa Evenyn Vinhas dos Santos, Lívia Freitas da Silva Pinto , Paula Cristina Rodrigues Frade