Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DO USO DA TERMOGRAFIA NO DIAGNOSTICO PRECOCE DO CANCER DE MAMA: UMA REVISAO SISTEMATICA
Fundamentação/Introdução
O câncer de mama é uma doença com alta taxa de morbidade e mortalidade, porém, devido à realização do diagnóstico precoce, o percentual de sobrevivência dos pacientes está aumentando. A mamografia é a técnica padrão-ouro, no entanto, o aumento do nível de tecido fibrograndular nas mamas pode obscurecer as imagens e reduzir sensibilidade do exame. Além da mamografia, os seguintes exames auxiliam no diagnóstico precoce do câncer de mama: ultrassom, ressonância magnética, tomossíntese e a termografia. A termografia auxilia rastreamento do câncer de mama, sendo um método não invasivo, indolor e relativamente barato.
Objetivos
Avaliar o uso da termografia no diagnóstico precoce do câncer de mama a partir de uma revisão sistemática com estudos realizados entre 2007 e 2018.
Delineamento e Métodos
Para a realização da revisão sistemática, utilizou-se os descritores Breast cancer (câncer de mama) e Thermography (termografia) a partir das plataformas Pubmed e Scielo entre 2007 e 2018. Os critérios de inclusão selecionados foram estudos: originais, gratuitos, disponíveis em sua íntegra e envolvendo apenas diagnóstico.
Resultados
Na plataforma Scielo foram encontrados três artigos e na plataforma Pubmed foram encontrados 135 artigos. A partir dos critérios de inclusão, foram selecionados 36 publicações. Destas, dividiu-se o total em quatro categorias relacionadas à: temperatura (25%); tamanho e localização da neoplasia (19,4%); diretrizes (2,8%) e as evidências ou eficiência do uso da termografia na detecção do câncer de mama (52,8%). Em relação à esta última categoria, 33,3% dos estudos foram contrários ao uso da termografia no diagnóstico devido à sensibilidade baixa em termos diagnósticos, principalmente nas vascularizações do tórax. Outros estudos, 28,6%, posicionam-se de forma parcial, ou seja, relatam que o método é eficaz, mas ainda precisa de maiores estudos. Autores de 38,1% dos artigos são favoráveis, pois, evidenciaram que o uso junto com a mamografia aumenta a possibilidade do diagnóstico precoce, além de fomentar auxílio no acompanhamento de neoplasias mamárias.
Conclusões/Considerações Finais
A termografia se configura como um instrumento adjunto no auxílio ao diagnóstico precoce de câncer de mama, junto com a mamografia. No Brasil, no entanto, não há diretrizes evidenciando o uso clínico da termografia associada com o rastreamento precoce de câncer de mama, evidenciando, dessa forma que estudos devem ser realizados para que se aumente a especificidade do teste.
Referências
DUA, Geetika; MULAVEESALA, Ravibabu. Applicability of active infrared thermography for screening of human breast: a numerical study. Journal of biomedical optics, v. 23, n. 3, p. 037001, 2018.
MAMBOU, Sebastien et al. Breast Cancer Detection Using Infrared Thermal Imaging and a Deep Learning Model. Sensors, v. 18, n. 9, p. 2799, 2018.
MIGOWSKI, Arn et al. Diretrizes para detecção precoce do câncer de mama no Brasil. I-Métodos de elaboração. Cadernos de Saúde Pública, v. 34, p. e00116317, 2018.
MORALES-CERVANTES, Antony et al. An automated method for the evaluation of breast cancer using infrared thermography. EXCLI journal, v. 17, p. 989, 2018.
SANTANA, Maíra Araújo de et al. Breast cancer diagnosis based on mammary thermography and extreme learning machines. Research on Biomedical Engineering, n. AHEAD, p. 0-0, 2018.
Palavras-chave
Termografia, câncer de mama, diagnóstico precoce.
Área
Tema livre
Instituições
UNIVATES - Universidade do Vale do Taquari - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
Calebe Fernando Juchem, Lucas Vieira, Fernanda Rocha da Trindade