Dados do Trabalho
Título
NEUROCISTICERCOSE
Fundamentação/Introdução
A cisticercose é uma doença parasitológica consideravelmente grave que afeta o Brasil de forma ampla, principalmente em períodos remotos onde a população não tem acesso a educação e a higiene é precária. Entretanto, mesmo com a evolução esta não foi aniquilada, e infelizmente ainda se encontra alguns portadores dessa parasitose. Deste modo, o estudo o buscou comparar um relato real a literatura levando em consideração a patogenia, sintomatologia e terapêutica. Assim, ao observar e pesquisar sobre a doença, percebe-se que ela pode apresentar de diversas formas, o que vai apontar a gravidade do problema e os cuidados a se tomar. Por conseguinte, entende-se que enquanto houver casos de cisticercose é importante termos conhecimento sobre esta, para que dessa forma evite novos contágios conscientizando a população.
Objetivos
O estudo teve como objetivo comparar a realidade do paciente com a literatura, levando em consideração a patogenia, sintomatologia e a terapêutica declaradas na entrevista.
Descrição do Caso
Um estudo de caso qualitativo comparativo. A paciente objeto deste estudo foi uma mulher de 64 anos residente em uma cidade no interior de Goiás que foi diagnosticada com neurocisticercose. A constatação da doença veio por volta dos seus 26 anos através de exames, os quais a mesma não tem arquivado e não soube falar qual seria. Os exames mais antigos que ela possui, foram feitos quando ela tinha 43 e 44 anos, que foi um eletroencefalograma computadorizado durante o repouso, que revelou discreta desorganização difusa da atividade de fundo no cérebro. Ademais, outro exame realizado, porém mais recente, foi uma tomografia computadorizada onde se vê a localização dos cisticerco.O diagnóstico da cisticercose humana tem como base aspectos clínicos, epidemiológicos e laboratoriais; deste modo, ao entrevistar a paciente em estudo foi buscado saber suas origens, assim comparando o relato com a literatura, destacando a importância de cuidados e saneamento básico.
Conclusões/Considerações Finais
No estudo de caso apresentado, pode-se notar vária semelhanças com a literatura, entretanto conclui-se que cada caso de neurocisticercose tem suas peculiaridades, o que determinará a conduta do médico. Assim sabe-se, que para o tratamento desta patologia é indispensável exames para diagnóstico preciso, além de acompanhamento médico para melhor resultado e qualidade de vida do paciente, tendo estas informações é de nosso dever orientar e informar sobre tal doença, evitando novos contágios.
Palavras Chave
Cisticercose; Neurocisticercose; Estudo de caso.
Área
Tema livre
Instituições
Faculdade Quirinópolis - Goiás - Brasil
Autores
JOSE JOAO DA SILVA NETO JOSE JOAO SILVA NETO, CASSIA DE MELO ALMEIDA CASSIA ALMEIDA