Dados do Trabalho
Título
ANALISE DO PAINEL VIRAL RESPIRATORIO PR24 FLOW CHIP EM PACIENTES SINTOMATICOS PARA SARS-COV-2
Fundamentação/Introdução
Os painéis respiratórios moleculares têm o objetivo de detectar o SARS-CoV-2 e identificar outros vírus respiratórios capazes de produzir quadros infeciosos graves, como o Vírus Sincicial Respiratório (RSV) e Influenza.
Objetivos
Avaliar o painel molecular PR24 FLOW CHIP–Mobius Science® que utiliza a tecnologia Flow Chip em comparação com a reação em cadeia da polimerase de transcrição reversa quantitativa (RT-qPCR).
Delineamento e Métodos
Foram utilizadas 38 amostras de swabs de pacientes sintomáticos para SARS-CoV-2. O RNA viral foi extraído e testado para identificações do vírus Influenza A, e B, Vírus Sincicial Respiratório, Adenovírus, Parainfluenza 1,2 e 3 por RT-qPCR in house comparados com o painel molecular PR24 FLOW CHIP. O número de cópias de SARS-CoV-2 foi determinado através do controle 2019-nCoV_N Positive Control plasmid, CDC EUA.
Resultados
O painel molecular PR24 FLOW CHIP, mostrou resultados de sensibilidade de 100% e especificidade de 80% em relação a detecção de vírus respiratório, quando comparado ao qPCR. Os principais vírus encontrados foram: RSV A/B (47,6%), Adenovírus (52,4%), Bocavírus (9,5%) e Rinovírus (4,7%). Quanto a análise de SARS-CoV-2 mostrou resultados de sensibilidade de 86% e especificidade de 33%.
Conclusões/Considerações Finais
O PR24 FLOW CHIP demonstrou maior sensibilidade, além de abranger uma maior detecção de patógenos respiratórios. Por utilizar um maior volume de amostra, é capaz de detectar cargas virais mais baixas, apresentando maior confiabilidade nos testes.
Palavras-Chave
FLOW CHIP; SARS-CoV-2; qPCR.
Área
Tema Livre
Autores
KELEN GRAS DE OLIVEIRA, CAMILA DA SILVA CARDOSO, MAYNÁ CHIARIONI, LISIANE DA LUZ ROCHA BALZAN, VLADEMIR VICENTE CANTARELLI