Dados do Trabalho
Título
LAMP COMO TESTE MOLECULAR PARA DETECÇAO DE CARBAPENEMASE
Fundamentação/Introdução
Aumento de internações na pandemia de Covid-19, tem contribuído na elevação do número de casos de infecção por Enterobacterales com alta prevalência de resistência aos carbapenêmicos, basicamente pela produção da enzima KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemases) e NDM (New Delhi metallo-beta-lactamase-1). O LAMP (amplificação nucleica isotérmica mediada por alça) é um teste molecular rápido e de fácil execução que pode ser aplicado na detecção de KPC e NDM.
Objetivos
Validação do método de LAMP na detecção rápida de KPC e NDM.
Delineamento e Métodos
A detecção das carbapenemases foi realizada através da lise celular por aquecimento e centrifugação. Os genes foram avaliados no sobrenadante com as técnicas moleculares q-PCR (Reação em cadeia da polimerase) e LAMP. Os resultados dos testes moleculares foram comparados com teste fenotípico.
Resultados
O LAMP comparado ao q-PCR demonstrou sensibilidade de 94% para NDM e 89% para KPC. A especificidade foi de 95% para NDM e 98% para KPC. O teste fenotípico comparado ao q-PCR demonstrou sensibilidade de 87% para NDM e 88% para KPC. Já a especificidade foi de 95% para NDM e 94% KPC.
Conclusões/Considerações Finais
LAMP apresentou sensibilidade superior ao teste fenotípico, além de possuir a vantagem de detectar os genes para as duas enzimas com custo reduzido para sua realização. O LAMP demostrou ser uma técnica simples, com resultados confiáveis, passível de aplicação na triagem rápida e confirmação da presença dos genes KPC e NDM em Enterobacterales.
Palavras-Chave
LAMP; Carbapênemicos; Enterobacterales.
Área
Tema Livre
Instituições
Grupo EXAME - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
KELEN GRAS DE OLIVEIRA, CAROL GOLCALVES VIEIRA, TALITA STHEFANY SCHNEIDERS, LISIANE DA LUZ ROCHA BALZAN, VLADEMIR VICENTE CANTARELLI