Dados do Trabalho
Título
EFEITO ANTIPLAQUETARIO DO EXTRATO POLISSACARIDICO DAS CASCAS DE CAESALPINIA FERREA APOS TRATAMENTO ORAL EM RATOS
Fundamentação/Introdução
Doenças tromboembólicas são as principais causas de morte em todo o mundo, sendo crescente o número de pessoas acometidas por elas. As drogas utilizadas no tratamento dessas enfermidades apresentam importantes efeitos adversos como sangramento, trombocitopenia. Polissacarídeos de plantas apresentam efeitos inibitórios dos eventos hemostáticos e baixa toxicidade, e o extrato (EP-Cf) e frações polissacarídicas isoladas das cascas de Caesalpinia ferrea demonstraram efeitos anticoagulante e antiplaquetário (in vitro) e antitrombótico (via endovenosa) em ratos.
Objetivos
Avaliar o efeito antiplaquetário do EP-Cf após tratamento por via oral (v.o.).
Delineamento e Métodos
O EP-Cf foi extraído por uma combinação de despigmentação, extração alcalina, precipitação com etanol e desproteinização. No modelo experimental, ratos Wistar fêmeas (CEUA/UECE nº 08241429/2020) receberam v.o. o EP-Cf (1, 5, 10 mg/kg), água destilada ou ácido acetilsalicílico (AAS-100 mg/kg) por 7 dias. Nos dias 1, 3 e 7 foi realizada a coleta do sangue para obtenção do plasma rico-PRP e pobre-PPP em plaquetas. A agregação plaquetária foi induzida pelo agonista difosfato de adenosina-ADP (5 μM) e registrada em agregômetro por 5 min.
Resultados
A agregação plaquetária foi inibida pelo EP-Cf (10 mg/kg) em 20%, 33% e 45%, em relação ao controle negativo, e o AAS inibiu a agregação em 40%, 43% e 42% no 1º, 3º e 7º dia, respectivamente.
Conclusões/Considerações Finais
O tratamento oral com o EP-Cf inibiu a agregação plaquetária ex vivo.
Palavras-Chave
Polissacarídeos, Agregação plaquetária, doenças tromboembólicas.
Área
Tema Livre
Instituições
Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil
Autores
ISADORA PORTO DE ANDRADE, ERICK BORGES MORAIS, ALEFE LOPES MACÁRIO SILVA, ANA MARIA SAMPAIO ASSREUY, MARIA GONÇALVES PEREIRA