Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA QUALIDADE DE VIDA E SINTOMAS DE DEPRESSAO, ANSIEDADE E ESTRESSE EM ACADEMICOS DE INSTITUIÇOES DE ENSINO SUPERIOR SOB CONDIÇOES DE ISOLAMENTO SOCIAL

Fundamentação/Introdução

Introdução: Considerando a incidência de casos de transtornos de humor (TH) em acadêmicos do ensino superior e também em indivíduos sob condições de isolamento social em função da pandemia da COVID-19, é necessária a realização de estudos sobre o tema já que o isolamento pode ser um fator de risco para o desenvolvimento destes transtornos.

Objetivos

Objetivos: O objetivo é investigar os sintomas depressivos, de ansiedade e estresse em acadêmicos de instituições privadas de ensino superior, sob condições de isolamento social.

Delineamento e Métodos

Métodos: O estudo contou com a participação de 503 alunos que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram coletados dados de forma virtual utilizando a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (DASS-21) que possui 21 itens que avaliam a presença de sintomas de ansiedade, depressão e estresse na última semana. Os resultados foram classificados em scores: normal, leve, moderado, severo e extremamente severo.

Resultados

Resultados: Os resultados mostraram que para o score extremamente severo 191 respondentes apresentam sintomas de ansiedade, 141 sintomas de depressão e 110 sintomas de estresse. Os respondentes que tem diagnóstico de TH representam 37,8% do total. Destes, em relação ao score extremamente severo 63% apresentam ansiedade; 41% depressão; e 37% estresse.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões: A obtenção desses resultados permitem que abordagens de amparo e medidas de auxílio a estes indivíduos que apresentam riscos de desenvolver algum tipo de TH possam ser implementadas.

Palavras-Chave

PALAVRAS-CHAVE: transtornos de humor, isolamento social, universitários.

Área

Tema Livre

Autores

JULIA LAZARIN DE OLIVEIRA, ADRIELLI TENFEN VOLTOLINI, CLAUDIA DAIANA BORGES, PRISCILA BATISTA DA ROSA, VIVIAN BINDER NEIS