Dados do Trabalho


Título

AVANÇOS NA UTILIZAÇAO DE NANOPARTICULAS LIPIDICAS NO TRATAMENTO DO MELANOMA

Fundamentação/Introdução

Nanopartículas lipídicas vêm desempenhando papel fundamental no tratamento anticâncer. O sucesso do emprego destas nanopartículas é devido as suas características físico-químicas, alta biodisponibilidade e administração por diferentes vias.

Objetivos

Realizar uma revisão científica, a fim de avaliar a administração de medicamentos para o tratamento de melanoma com nanopartículas lipídicas.

Delineamento e Métodos

Esta revisão se deu nas bases de dados Science Direct, Pubmed e Scielo utilizando os descritores "b16f10" e "solid lipid nanoparticles", no mês de Agosto de 2020. No Science Direct foram encontrados 120 artigos, no Pubmed 14 artigos e no Scielo 00 artigos. Após leitura foram excluídos artigos que não trouxeram nanopartículas lipídicas e melanoma como variáveis. Foram usados 38 artigos nesta revisão.

Resultados

A encapsulação em nanopartículas melhoram a solubilidade aquosa e o comportamento mucoadesivo, controlando sua liberação e aumentando a permeabilidade gastrointestinal. Dentre as nanopartículas lipídicas as nanopartículas lipídicas sólidas e os carreadores lipídicos nanoestruturados são as nanopartículas que mais se destacam no tratamento contra o melanoma, pois podem atravessar a barreira epitelial fator crucial no tratamento.

Conclusões/Considerações Finais

Atualmente, no tratamento contra o melanoma as nanopartículas lipídicas sólidas e os carreadores lipídicos nanoestruturados vem alcançando um lugar importante na administração oral de medicamentos anticâncer.

Palavras-Chave

Nanociência; Anticâncer; Tumor; Neoplasia.

Área

Tema Livre

Autores

JAQUELINE SANTANA DA ROSA, DARCIELI LIMA RAMOS, ARIANE RIBAS POHL, LUCIANA MARIA FONTANARI KRAUSE, VIRGINIA CIELO RECH