Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DO PERFIL DOS PACIENTES HOSPITALIZADOS POR COVID-19 EM UM HOSPITAL DO ESTADO DE SC

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: Com a pandemia da COVID-19, associada ao aumento no número de óbitos e hospitalizações, existe a necessidade de se obter informações precisas sobre o acompanhamento de pacientes em estado grave com resultados relacionados a idade, gênero e presença de comorbidades que possam auxiliar no acompanhamento e prognóstico.

Objetivos

OBJETIVOS: Investigar parâmetros que permitam identificar o perfil de pacientes hospitalizados por COVID-19 em um hospital do município de Blumenau a fim de compreender quais deles podem estar relacionados à evolução ou óbito do paciente.

Delineamento e Métodos

DELINAMENTO E MÉTODOS: Foi realizada uma pesquisa prospectiva em parceria com um hospital para análise de laudos dos pacientes hospitalizados com diagnóstico confirmado de COVID-19. Foram analisados resultados obtidos de 66 pacientes hospitalizados em Blumenau-SC no período de abril a agosto de 2020.

Resultados

RESULTADOS: 63,6% correspondem ao sexo masculino e 36,4% ao sexo feminino. A faixa etária com mais indivíduos hospitalizados foi de 50 a 69 anos (54,5%). 28,8% não apresentaram nenhum tipo de comorbidade e a presença de comorbidades não leva ao desfecho de óbito, porém aumentam os dias de internação ao serem comparados com pacientes sem comorbidades. Ao analisarmos apenas os óbitos, percebe-se que, quanto mais tempo hospitalizado, maior a probabilidade de evoluir para óbito.

Conclusões/Considerações Finais

CONCLUSÃO: Estes dados podem auxiliar a clínica médica do Brasil no acompanhamento do paciente uma vez que existirá uma evolução esperada.

Palavras-Chave

COVID-19; hospitalizações; pandemia; óbitos.

Área

Tema Livre

Instituições

Unisociesc - Santa Catarina - Brasil

Autores

YURI NONATO, NATHIELLI NAYARA PAULETI, ABADIO DE OLIVEIRA DA COSTA JUNIOR, VIVIAN BINDER NEIS, ADRIELLI TENFEN