Dados do Trabalho


Título

DETERMINAÇAO DA VIRULENCIA DE STREPTOCOCCUS PNEUMONIAE EM LARVAS DE GALLERIA MELLONELLA

Fundamentação/Introdução

A cápsula de Streptococcus pneumoniae é considerada um fator de virulência determinante para invasão no hospedeiro. Suas proteínas de superfície também desempenham um papel crucial e estão sendo consideradas como futuros alvos de vacinas.

Objetivos

Determinar a virulência de S. pneumoniae pertencentes a linhagem R6 (deficiente em cápsula) e TIGR4 (sorotipo 4) no modelo alternativo de larvas de G. mellonella.

Delineamento e Métodos

Grupos de 10 larvas, pesando entre 230-270mg, receberam diferentes concentrações de inóculo (104-107UFC/larva) ou PBS (controle). Os grupos foram incubados a 37ºC por 5 dias, e a cada 24h foram avaliadas quanto à sobrevivência mediante estímulo de toque. Os resultados foram plotados em curvas de sobrevivência Kaplan-Meier e a virulência das cepas foi determinada pelo cálculo das doses letais de 50%(DL50) utilizando o software GraphPad Prism 8.0.

Resultados

Para ambas as cepas, a menor concentração de inóculo bacteriano (104UFC/larva) não causou morte dos animais, enquanto a maior concentração de inóculo bacteriano (107 UFC/larva) levou à morte de todos os animais testados. A cepa R6 apresentou DL50 de 5,11x105UFC/larva, enquanto a cepa TIGR4 apresentou DL50 de 9,74x105UFC/larva.

Conclusões/Considerações Finais

Diferenças na virulência entre cepas distintas podem ser observadas neste modelo animal alternativo, demonstrando seu potencial como uma ferramenta de investigação in vivo das interações bactéria-hospedeiro.

Palavras-Chave

Streptococcus pneumoniae, Galleria mellonella, virulência.

Área

Tema Livre

Autores

AMANDA DE CARVALHO ROBAINA, JOSIANE TREVISOL LEAL, MURIEL PRIMON BARROS, DANIELLE SILVA TRENTIN , CÍCERO ARMÍDIO GOMES DIAS